Comissão de Transportes e Comunicações aprova projetos de leis sobre mobilidade urbana na reunião desta quarta-feira (29)
29/06/2022 15:40 | Comissão de Transportes e Comunicações | Matias Patrone - Foto: Reprodução Rede Alesp












Os parlamentares da Comissão de Transportes e Comunicações se reuniram no ambiente virtual, nesta quarta-feira (29), e deram aval a 26 projetos de leis. Ao todo a pauta contava com 62 itens, entre eles, além das proposituras, haviam requerimentos e moções. E para oito itens foi dado mais tempo de análise.
As proposituras aprovadas abordam questões de ordem técnica sobre rodovias e estradas de todo o Estado de São Paulo. Algumas outras propostas, que seguem em tramitação na Casa, dão visibilidade para o tema dos metrôs e trens, como é o caso do Projeto de Lei n 126/2019, de autoria do deputado Carlos Giannazi (PSOL).
De acordo com o projeto, um único uso do Bilhete Único nas redes de trens e metrôs de São Paulo passa a valer por duas tarifas, desde que ambas as viagens sejam realizadas dentro do período de até três horas.
A utilização sem custo adicional a partir do mesmo cartão só é permitida após 15 minutos da primeira validação. A votação deu aval à regulamentação, que já havia passado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação, e agora segue em tramitação na Alesp.
O Projeto de Lei n 397/2019, de autoria do deputado Rodrigo Moraes (PL), também foi aprovado na última reunião. Ele propõe a proibição de radares eletrônicos ou câmeras móveis que são colocados em lugares aleatórios e ocultos, sem placas indicativas e sinalizações técnicas para quem está no volante.
A proposta do parlamentar também já passou pela CCJR, após a reunião da Comissão de Transportes e Comunicação segue para ser aprovada e virar lei e será pautada em outras discussões na Casa.
Outro projeto que ganha atenção dentre os avalizados, é o Projeto de Lei n 502/2020, que determina a criação do bilhete único metropolitano de transporte público coletivo de passageiros portadores de deficiência mental, auditiva, física ou visual, na região Metropolitana da Baixada Santista. O autor é o deputado Paulo Correa Jr (PSD).
A regulamentação segue para outras votações na Assembleia, e caso sancionado como lei o bilhete único da Baixada Santista vai beneficiar a população das nove cidades da região: Bertioga, Guarujá, Santos, Cubatão, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.
Ricardo Madalena (PL), presidente da comissão, e Milton Leite Filho (União), vice-presidente, estiveram presente e além deles participaram da comissão os deputados Enio Tatto (PT), Maurici (PT), Alex da Madureira (PL), Léo Oliveira (MDB), Roberto Morais (Cidadania), Alexandre Pereira (SD) e a deputada Carla Morando (PSDB).
Notícias relacionadas
- Iniciativa de implantação de internet gratuita no transporte público estadual avança na Alesp
- Comissão de Transportes da Alesp cobra explicação sobre aumento dos pedágios no Estado
- Comissão da Alesp dá aval à proposta de integração gratuita entre ônibus e estação do metrô Vila Sônia
- Secretário de Estado de Logística e Transportes presta contas à Alesp nesta quarta-feira, 30
- Comissão de Transportes e Comunicações da Alesp elege novos presidente e vice-presidente
- AO VIVO: Comissão de Transportes e Comunicações se reúne para analisar itens de pauta
- Representantes de concessionárias das rodovias paulistas são convocados para a Comissão de Transportes
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações