Com atuação da Alesp, São Paulo pode se tornar líder em geração de energia solar, diz especialista

Isenção de ICMS para equipamentos usados na geração fotovoltaica pode alavancar instalações no Estado
31/01/2023 17:18 | Entrevista | Matheus Batista - Foto: Pixabay e Rodrigo Costa

Compartilhar:

Imagem ilustrativa <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2023/fg294982.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Estúdio Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2023/fg294999.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Estúdio Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2023/fg295000.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Pedro Drummond Júnior<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2023/fg295001.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Estado de São Paulo pode se tornar o principal gerador de energia solar graças ao projeto de isenção de ICMS para equipamentos usados na geração fotovoltaica aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo no final de 2022. A afirmação foi feita pelo coordenador da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Pedro Drumond Junior, em entrevista concedida ao Estúdio Alesp nesta terça-feira (31).

Atualmente, São Paulo ocupa o segundo lugar em número de sistemas fotovoltaicos instalados, atrás apenas de Minas Gerais. De acordo com Pedro Drumond, a liderança conquistada pelos mineiros foi possível com a aprovação de políticas de isenção semelhantes às aprovadas pela Alesp.

O último balanço feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em parceria com Absolar, mostrou que São Paulo possui 2.140,4 megawatts de energia solar instalada, o que representa 13,1% de toda a geração distribuída no país. A geração de Minas Gerais é de 2.310,4 megawatts (14,1%). "São Paulo tem tudo para ser o primeiro. Com a isenção do ICMS aprovada ano passado, acreditamos que é possível ultrapassar Minas Gerais", disse o coordenador da Absolar.

De acordo com a Associação, cerca de 30 mil empresas trabalham com a energia solar no Brasil atualmente, com mais de 1 milhão de sistemas fotovoltaicos instalados em todo o país. "A expectativa é que continue crescendo. A tendência é que a energia solar fotovoltaica fique atrás apenas da energia hidrelétrica", afirmou Drumond.

Para isso, o coordenador cita que é preciso que evoluções tecnológicas aconteçam e que novas políticas públicas sejam criadas, como o investimento em baterias, infraestrutura adaptada e formas de incentivo e distribuição. "O mundo inteiro tem demandado mais projetos sustentáveis e a redução do impacto do ser humano no ambiente para melhorar nossa vida como um todo", disse.

Em novembro de 2022, a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou o Decreto Legislativo 2.531/22, que concedeu a isenção do imposto sobre circulação para o setor de microgeradores, minigeradores e centrais de geração de energia solar. "Quando temos políticas públicas como essas, isso movimenta a economia e a cadeia como um todo", afirmou Pedro Drumond.

alesp