Presidente da Comunidade Nigeriana no Brasil é empossado na Alesp

Chukwuemeka Ujor, comerciante com forte atuação em ações sociais com jovens na Capital, recebeu o título em evento promovido pelo deputado Delegado Olim
22/05/2023 18:07 | Homenagem | Fábio Gallacci - Fotos: Rodrigo Romeo

Compartilhar:

Homenagem na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2023/fg301392.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Chukwuemeka Ujor recebeu título<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2023/fg301393.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Homenagem na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2023/fg301410.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Evento realizado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo na última sexta-feira (19), a pedido do deputado Delegado Olim (PP), empossou como presidente da Comunidade Nigeriana no Brasil o comerciante Chukwuemeka Ujor.

Imigrante que fez do Brasil a sua casa, ele tem contribuído de forma constante para o trabalho social de onde vive, principalmente junto ao Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do Grajaú, distrito da Zona Sul da Capital paulista, que conta com cerca de 440 mil habitantes e é mais populoso da cidade.

"É uma grande honra e satisfação estar aqui na Alesp, a Casa de São Paulo, que acolhe toda a população e a todos nós imigrantes. A Nigéria tem um bom relacionamento com o Brasil e a maior parte dos imigrantes nigerianos que vêm para cá se estabelecem em São Paulo. São vários médicos, professores, engenheiros", comentou Ujor, que recebeu um diploma com sua honraria. "Atualmente, são sete mil nigerianos vivendo no Brasil. Pessoas que estão retribuindo o que o país nos deu e esperam que ainda mais portas sejam abertas para que possamos trabalhar e nos integrar", acrescentou o homenageado.

Qualificação

Christian Fabalet, presidente do Conseg-Grajaú, fez questão de prestigiar o evento. "Estarmos aqui é de uma grande importância. Ujor é um parceiro, amigo e irmão. Ele incentiva e ajuda a desenvolver um belo trabalho de qualificação profissional para jovens nas nossas comunidades. Estamos sempre juntos", disse. "Temos um forte laço de amizade com a comunidade nigeriana e estamos trabalhando para que esse intercâmbio seja cada vez maior", completou Fabalet.

Intercâmbio

Já Regiane Primo, presidente da Rede Despertar Sonhos, instituição que trabalha com a inclusão de jovens e pessoas com deficiência no mercado de trabalho desde 2018, a valorização do apoio de Ujor na Alesp é algo merecido. "Ele é um grande apoiador da causa e tem nos auxiliado sempre, encaminhando pessoas para os nossos programas de aprendizagem e capacitação. Estamos, atualmente, com 350 jovens nos cursos de aprendizagem e outros 60 fazendo capacitação. Todos entre 14 e 24 anos de idade", contou Regiane.

"Nossa parceria com Ujor e a população nigeriana na Capital faz toda a diferença para a Rede Despertar Sonhos. Muitos dos nossos jovens querem participar de intercâmbios entre os dois países. Por tudo isso, estou muito feliz de estar aqui", comentou ela.


alesp