Conscientização da campanha Maio Roxo deveria ocorrer o ano todo
07/06/2023 16:42 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria da deputada Solange Freitas

A prevenção ainda é o melhor remédio
Por que falar do maio roxo, mês da conscientização das doenças inflamatórias intestinais, em junho? Você pode responder. Ouviu algo sobre doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa?
A falta de informação ainda é um desafio para pacientes e até médicos. Por isso a deputada estadual Solange Freitas apresentou no mês passado duas indicações na área da saúde referentes ao maio roxo. Mas só falou sobre isso em junho, nesta terça-feira (6), na Assembleia Legislativa. "Pra mostrar ao governo do Estado a importância de atender as minhas indicações", reforça a deputada.
Solange Freitas foi procurada pela doutora Bianca Schiavetti, médica gastroenterologista, engajada na causa das doenças inflamatórias intestinais com objetivo de ajudar os pacientes.
Diante disso, a parlamentar apresentou duas indicações: Uma é a ampliação do calendário de divulgação de doenças inflamatórias intestinais no Estado. Já a outra é adoção de providências urgentes para a implantação, nas unidades do Ame da Baixada, tratamento especializado para as pessoas com doenças inflamatórias intestinais.
Atualmente na Baixada Santista, somente a cidade de Santos possui atendimento especializado.
No próximo domingo, fará um ano que o pai da deputada morreu com o diagnóstico de Retocolite Ulcerativa. Tudo começou com uma diarreia que não passava e ninguém descobria a causa. Infelizmente, Solange perdeu seu pai para doença, mas luta para que as pessoas tenham acesso à descoberta rapidamente para então ter a chance de tratamento.
As doenças inflamatórias intestinais são doenças pouco faladas, mas que afetam milhões de pessoas. E são representadas pela Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa, que são crônicas, ainda não têm cura. O diagnóstico muitas vezes é demorado, pois falta instituição de tratamento adequado e há poucos profissionais especializados na área.
"O impacto que estas doenças trazem para a sociedade, tanto no que se refere à perda de qualidade de vida, como no afastamento das atividades de trabalho é imenso. Eu não posso mais lutar pelo meu pai, mas posso lutar por todos nós. Peço ao governador que atenda meus pedidos, informação salva vidas", conclui a deputada.
Notícias relacionadas
- Governo estadual anuncia Escolas Cívico-Militares em cidades indicadas por deputado
- Primeiro de maio é Dia Estadual do Adolescente Quadrangular em São Paulo
- Deputado propõe Programa de Saúde Mental no Trabalho
- Audiência pública denuncia política de desmonte da educação estadual
- Duas escolas da região de Franca vão adotar o modelo Cívico-Militar
- Governo anuncia 18 Escolas Cívicos-Militares em cidades indicadas por deputado
- Deputado que idealizou escola cívico-militar projeta 200 unidades do tipo em SP até 2026
- Deputada recebe título de cidadã honorária de Américo Brasiliense
- Deputado participa de homenagem às vítimas do Genocídio Armênio em São Paulo
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações