Especialista defende protagonismo empresarial na condução municipal do turismo paulista

Para Mielke, a relação de confiança com empresariado leva ao comprometimento da classe empresarial e induz a captação de investimentos privados; Encontro dos Comturs veio para a Alesp por iniciativa do deputado Edmir Chedid (UB)
10/10/2023 16:44 | Turismo | Claus Oliveira - Foto: Marco A. Cardelino

Compartilhar:

Especialista defende protagonismo empresarial <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2023/fg310852.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Especialista defende protagonismo empresarial <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2023/fg310853.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Especialista defende protagonismo empresarial <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2023/fg310854.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O consultor em estratégias de desenvolvimento turístico, Eduardo Mielke, defendeu nesta terça (10) na Alesp a participação mais ativa de empresários nos Conselhos Municipais de Turismo (Comturs). Mielke palestrou para secretários, diretores e conselheiros de municípios classificados, por lei estadual, como estâncias.

Mielke ressaltou que o protagonismo no mercado turístico dos municípios deve ser exercido pelo empresariado. "O turismo é a mão da iniciativa privada", afirmou. "Temos que trazer os empresários para dentro dos Conselhos", frisou.

Nesse sentido, avalia Mielke, a gestão pública deve estabelecer uma relação de confiança com empresariado. "Isso leva ao comprometimento [da classe empresarial]", ressaltou o especialista, acrescentando que "o bom relacionamento" com o empresariado favorece a captação local e externa de investimentos privados.

O encontro na Alesp ocorreu por iniciativa do deputado estadual Edmir Chedid (UB). São dele várias proposituras de classificação turística. Pela Lei Complementar 1.261/15, existem duas categorias: estância turística (com até 200 mil habitantes) e município de interesse turístico (MIT).


alesp