Proposta da Alesp que traz melhorias ambientais e sociais para a Bacia do Guarapiranga vira Lei
18/10/2023 17:54 | Preservação | Fábio Gallacci e João Pedro Barreto - Foto: Freepik e Rodrigo Costa/Alesp
O governador Tarcísio de Freitas sancionou a Lei 17.800/2023 que, entre outros pontos, delimita a Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais da Bacia Hidrográfica do Guarapiranga. A medida ainda oferece mais facilidade à regularização de imóveis já estabelecidos ali, além dos futuros empreendimentos.
A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (18). A nova legislação tem origem em uma proposta surgida e discutida na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, mais precisamente com o Projeto de Lei 233/2018, de autoria do ex-deputado Campos Machado.
A ideia do projeto do ex-parlamentar que serviu de base para a nova lei é aprimorar, após quase duas décadas, a legislação sobre o tema e equipará-la a normas mais recentes, como as que já regularizam as áreas dos mananciais nas regiões da Represa Billings; Alto Juquery; Alto Tietê Cabeceiras; e Alto Cotia.
A Bacia Hidrográfica do Guarapiranga possui uma área de mais de 630 km² e localiza-se na região Sudoeste da Grande São Paulo, abrangendo os municípios de Cotia, Embu, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba e São Lourenço da Serra, além das áreas das subprefeituras de Capela do Socorro, M´Boi Mirim e Parelheiros, na Capital.
Indústrias
Um dos parlamentares da atual Legislatura que trabalhou para que o então projeto fosse oficializado como lei foi o deputado Dr. Eduardo Nóbrega (Podemos), que é da região em questão. "A nova legislação vai acompanhar o desenvolvimento técnico-ecológico que avançou nesse período", afirmou ele.
De acordo com o parlamentar, um dos principais benefícios trazidos pela atualização legal será o incremento do setor industrial da região, principalmente nas cidades de Itapecerica da Serra e Embu-Guaçu. "A indústria vai ter a possibilidade de construir nessas duas cidades e dar mais oportunidades aos jovens que buscam uma colocação de trabalho, por exemplo", comentou Nóbrega.
Regularização
Na ocasião da aprovação do PL 233/2018, o deputado Luiz Claudio Marcolino (PT) destacou a importância da proposta para a regularização fundiária na região da Bacia. A partir de agora, os lotes aptos à regularização devem ter um mínimo de 125 m². Anteriormente, essa área era de 250 m². "É um ganho para essa Casa poder fazer uma adequação que permitirá que muitas famílias tenham suas moradias e comércios regularizados. Isso ajudará no desenvolvimento da região", disse o parlamentar.
Notícias relacionadas
- 50 anos: seminário marca aniversário de lei que protege mananciais no estado
- Combate ao tráfico de animais: código de proteção completa 20 anos
- Ato na Guarapiranga abraça represa que abastece 4 milhões de paulistas
- Cultura, identidade e cidadania: o papel transformador dos museus em SP
- Audiência pública debate Patrimônio Histórico e Cultural de Piracicaba, no Interior de SP
- Ciclo de debates promovido pelo ILP e Abrig apresenta boas práticas em benefício do meio ambiente
- Audiência debate ampliação de pedreira em Itapecerica da Serra
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- Mesa Diretora da Alesp recepciona parlamentares eleitos para a 21ª Legislatura
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Rota dos Vinhos é principal atração de São Roque, no interior paulista
- Do interior paulista para a história aviação: 100 anos da travessia de João de Barros
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições