São José do Rio Pardo e região pedem mais investimentos em habitação e saúde

Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp anunciou envio de R$ 1,2 milhão para reduzir fila de exames e cirurgias no Hospital Regional de Divinolândia
12/09/2025 19:38 | Orçamento 2026 | Tom Oliveira - Fotos: Rodrigo Romeo 

Compartilhar:

Parlamentares da Alesp comandam audiência<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg352442.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência Pública realizada na Câmara Municipal<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg352443.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Joana Darc: mais investimento em habitação<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg352444.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos: olhar para os pequenos municípios<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg352445.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carmen: por mais investimentos em cultura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg352446.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dante: atenção às pessoas com deficiência<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg352447.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou, nesta sexta-feira (12), em São José do Rio Pardo, mais uma audiência pública do Orçamento 2026. O encontro, promovido pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP), reuniu moradores e lideranças políticas da região.

As principais cobranças da população foram voltadas para investimentos em políticas de habitação e saúde. Os vereadores de Divinolândia Thaisi Gabrielli Trevisan, João Batista Pestelli e Joana Darc da Silva Faleiros destacaram a urgência de novos programas habitacionais. "Muitas famílias ainda vivem em condições precárias. É necessário ampliar os recursos para a área", disse Joana.

De Aguaí, os vereadores Clayton Paulo Ribeiro e Edmundo Marti pediram o funcionamento de um prédio já disponível para se tornar Centro Ambulatorial de Diagnóstico e Procedimentos, que poderia desafogar a fila de exames e cirurgias e dar apoio à rede oncológica.

A dificuldade dos pequenos municípios em manter políticas públicas de desenvolvimento foi destacada por Carlos Roberto da Silva Júnior, vereador de Tapiratiba. O presidente da Câmara de São José do Rio Pardo, Rafael Castro Kocian, reforçou: "Estamos com pouco dinheiro para investimento".

Na área da saúde especializada, o vereador Dante Lemes dos Santos, de São José do Rio Pardo, defendeu a instalação de uma unidade da Rede de Reabilitação Lucy Montoro na região. "Hoje pessoas com deficiência precisam viajar horas até o centro mais próximo", alertou. A vereadora Priscila Abreu pediu atenção especial às políticas públicas voltadas para as mulheres, como saúde e empreendedorismo.

Mais investimentos

O evento também abriu espaço para manifestações sobre a preservação cultural. Carmen Maschietto, presidente do Conselho Euclidiano de São José do Rio Pardo, lembrou que a Semana Euclidiana ocorre há 87 anos e é referência no país. "É um evento sem paralelo, que coloca nossa cidade e o estado no mapa da cultura. Precisamos do reconhecimento do Governo e de financiamento para manter viva a obra de Euclides da Cunha", destacou.

Também houve demanda por melhorias na infraestrutura viária. O vereador de Mococa Ivan Francisco lembrou da importância das estradas vicinais que ligam os distritos de Igaraí e Canoas à cidade. "Essas vias são essenciais tanto para a mobilidade dos moradores quanto para o escoamento da produção agrícola", disse.

Recursos garantidos

A Comissão de Finanças da Alesp dispõe de recursos próprios no Orçamento estadual destinados às regiões-sede das audiências públicas. Nesta sexta-feira, os deputados Gilmaci Santos (Republicanos), Enio Tatto, Luiz Cláudio Marcolino e Luiz Fernando T. Ferreira, do PT, anunciaram o envio de R$ 1,2 milhão para o Hospital Regional de Divinolândia para reduzir a demanda reprimida por atendimentos, como exames e cirurgias. A unidade de saúde atende 16 municípios da região.

A medida - que ressalta o dinamismo, comprometimento com a população e importância das audiências públicas a cada ano que passa - tem a chancela do presidente do Parlamento Paulista, o deputado André do Prado. Os valores serão votados ao final do ano pelo Plenário da Alesp e repassados oficialmente em 2026.

O Orçamento

Entre os meses de agosto, setembro e outubro, os deputados integrantes da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp viajarão 30 cidades de diferentes regiões do Estado para consultar, diretamente com os cidadãos, quais são as principais demandas dos municípios paulistas.

Todo o trabalho produzido durante esses encontros será incorporado à Lei Orçamentária Anual (LOA). Esse documento prevê a arrecadação estadual e fixa as despesas do ano seguinte. Dessa forma, é o instrumento pelo qual são previstos e planejados os investimentos em diversas áreas, como Saúde, Educação, Segurança Pública, entre outras.

Confira a galeria de imagens da audiência

Assista à audiência, na íntegra, na transmissão feita pela Rede Alesp:

alesp