População de Lençóis Paulista pede mais investimentos em Saúde e Infraestrutura

Vereadores e munícipes explicaram as principais necessidades da região para a Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp; parlamentares irão destinar R$ 500 mil para as cidades da região na peça orçamentária de 2026
18/09/2025 19:26 | Orçamento 2026 | Gustavo Oreb - Fotos: Rodrigo Romeo

Compartilhar:

Saúde é destaque em audiência do Orçamento 2026<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg352901.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> População levou demandas aos parlamentares<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg352902.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em mais uma audiência para discutir o Orçamento estadual de 2026, os parlamentares da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo viajaram até o município de Lençóis Paulista para ouvir as demandas da população local a fim de contemplá-las na próxima Lei Orçamentária Anual (LOA). Destinação de recursos para as áreas de Saúde e Infraestrutura da região foram as principais reivindicações dos munícipes.

Vereador do município-sede da audiência, Nardeli da Silva contou aos deputados presentes sobre a carência de leitos hospitalares da região. "Os hospitais de Lençóis têm sofrido para conseguir agendar cirurgias de ortopedia, principalmente. Nossos pacientes, em muitos casos com próteses nas pernas, acabam ficando debilitados e sem a quantidade necessária de leitos de UTI para propiciar um repouso digno à população", disse.

Em cima da mesma questão, o presidente da Câmara Municipal de Lençóis, Francisco Naves, salientou a necessidade de emendas orçamentárias destinadas a fortalecer a estrutura das unidades hospitalares. "Muitos munícipes estão sofrendo para conseguir vagas nos procedimentos de grande complexidade, como operações de quadril e joelhos. Vários esperam até três anos para conseguir o acesso, e, sem recursos financeiros, não temos o que fazer. Precisamos de emendas fortes para zerar essa fila o mais rapidamente possível", solicitou ele.

Já o vice-prefeito de Lençóis Paulista, Manoel dos Santos Silva, além de reforçar os pedidos dos conterrâneos, indicou a infraestrutura local como pauta relevante para o orçamento. "Há um clamor na nossa região para que o governo invista no aumento dos leitos hospitalares, essa é realmente nossa prioridade. Já no âmbito da infraestrutura urbana, precisamos de recursos para pavimentar algumas estradas em torno da cidade, além de reformar creches, escolas e o nosso estádio municipal", apontou.

Na sequência, o prefeito de Bocaina, Caio Crepaldi, levou demandas relacionadas ao crescimento econômico e estrutural de seu município. "Minha cidade tem um problema de arrecadação de verba muito grande. Somente na folha de pagamento dos funcionários públicos, já se vai metade do orçamento anual. Por isso, gostaria de solicitar emendas direcionadas ao investimento no crescimento de empresas e geração de emprego, para que nossas contas sejam pagas com mais tranquilidade no futuro", requisitou.

Recursos garantidos

Com recursos próprios que a Comissão de Finanças da Alesp dispõe no Orçamento Estadual, os deputados Gilmaci Santos (Republicanos), Luiz Claudio Marcolino e Enio Tatto, do PT, anunciaram a destinação do montante de R$ 500 mil repartidos igualmente entre as cidades de Bocaina e Lençóis Paulista.

A medida - que ressalta o dinamismo, comprometimento com a população e importância das audiências públicas a cada ano que passa - tem a chancela do presidente do Parlamento Paulista, o deputado André do Prado. Os valores serão votados ao final do ano pelo Plenário da Alesp e repassados oficialmente em 2026.

O Orçamento

Entre os meses de agosto, setembro e outubro, os deputados integrantes da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp viajarão 30 cidades de diferentes regiões do Estado para consultar, diretamente com os cidadãos, quais são as principais demandas dos municípios paulistas.

Todo o trabalho produzido durante esses encontros será incorporado à Lei Orçamentária Anual (LOA). Esse documento prevê a arrecadação estadual e fixa as despesas do ano seguinte. Dessa forma, é o instrumento pelo qual são previstos e planejados os investimentos em diversas áreas, como Saúde, Educação, Segurança Pública, entre outras.

Assista à audiência, na íntegra, na transmissão feita pela Rede Alesp:

Confira a galeria de fotos da audiência

alesp