Em Campos do Jordão, população destaca Saúde e Mobilidade como prioridades para o Orçamento

Vereadores e munícipes explicaram as principais necessidades da região para a Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp; parlamentares irão destinar R$ 900 mil para as cidades da região na peça orçamentária de 2026
25/09/2025 19:38 | Orçamento 2026 | Gustavo Oreb - Foto: Rodrigo Costa

Compartilhar:

Saúde e Mobilidade são pedidos da população<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg353486.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputados carimbaram emendas para a região<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg353569.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Participação popular marcou audiência<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2025/fg353570.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em mais uma audiência para discutir o Orçamento estadual de 2026, os parlamentares da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo viajaram até o município de Campos do Jordão para ouvir as demandas da população local a fim de contemplá-las na próxima Lei Orçamentária Anual (LOA). Destinação de recursos para as áreas de Saúde e Mobilidade Urbana da região foram as principais reivindicações dos munícipes.

Munícipe da cidade-sede da audiência, Alessandra de Fátima da Rosa cobrou a contratação de mais profissionais de saúde especializados no atendimento de pessoas com deficiência. "Precisamos de mais ortopedistas, neurologistas e fisiatras que tratem essas pessoas com respeito e atenção. É muito difícil encontrar esse tipo de atendimento fora da rede privada. Além disso, incluir PCDs em atividades esportivas adaptadas e nos passeios turísticos da cidade seria muito importante", ressaltou.

Já o vereador do município de Jacareí, Paulinho dos Condutores, cobrou mais agilidade na regionalização do sistema de saúde pública de sua cidade. "Precisamos que o sistema Cross (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde) seja levado até nossa região com mais eficácia, afinal, não temos um hospital municipal. Muitas pessoas passam dias na fila esperando para serem atendidas nas UPAs. Passamos por um momento difícil e esperamos que isso seja visto na elaboração do orçamento", solicitou ele.

Em cima do mesmo tema, a vereadora de Taubaté, Talita Cadeirante, apontou uma sobrecarga nos hospitais de sua região e cobrou mais investimentos orçamentários para ampliar os atendimentos. "A prioridade dos investimentos do meu município é o Hospital Municipal Universitário, que tem uma fila de espera de mais de 2 mil pessoas. Muitas vezes esses números são descaracterizados, mas cada indivíduo precisa de atenção rapidamente, muitas pessoas estão em sofrimento e necessitam desse serviço, que é referência na região", explicou.

Mobilidade Urbana

Além de reforçar os pedidos dos conterrâneos, a munícipe de Campos do Jordão, Maria Joaquina dos Santos, indicou o transporte público e a mobilidade urbana como carências importantes do município. "Além da saúde, os transportes são uma questão antiga na nossa cidade. Por ser uma cidade turística, trabalhamos de segunda a segunda, principalmente os comerciantes. E muitos não conseguem voltar para casa quando saem do serviço tarde da noite porque não há ônibus suficientes", disse.

Também morador de Campos, Luiz Rosette salientou a necessidade de reformas para aprimorar a locomoção na cidade. "A mobilidade urbana precisa melhorar. Muitos cidadãos pedem por isso. São necessários recursos para pavimentação e melhorias das vias perimetrais, que estão previstas no plano diretor municipal, além da expansão das ciclovias até o horto florestal e outras áreas turísticas estratégicas", apontou.

Recursos garantidos

Com recursos próprios que a Comissão de Finanças da Alesp dispõe no Orçamento Estadual, os deputados Gilmaci Santos (Republicanos), Ortiz Júnior (Cidadania), Luiz Claudio Marcolino e Enio Tatto, do PT, anunciaram a destinação do montante de R$ 900 mil para as cidades presentes na audiência.

Além de Campos do Jordão, foram contempladas as cidades de Jacareí, Taubaté e Pindamonhangaba.

A medida - que ressalta o dinamismo, comprometimento com a população e importância das audiências públicas a cada ano que passa - tem a chancela do presidente do Parlamento Paulista, o deputado André do Prado. Os valores serão votados ao final do ano pelo Plenário da Alesp e repassados oficialmente em 2026.

O Orçamento

Entre os meses de agosto, setembro e outubro, os deputados integrantes da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Alesp viajarão 30 cidades de diferentes regiões do Estado para consultar, diretamente com os cidadãos, quais são as principais demandas dos municípios paulistas.

Todo o trabalho produzido durante esses encontros será incorporado à Lei Orçamentária Anual (LOA). Esse documento prevê a arrecadação estadual e fixa as despesas do ano seguinte. Dessa forma, é o instrumento pelo qual são previstos e planejados os investimentos em diversas áreas, como Saúde, Educação, Segurança Pública, entre outras.

Assista à audiência, na íntegra, na transmissão feita pela Rede Alesp:

Confira a galeria de imagens da audiência

alesp