CPI da Alesp que investiga quarteirizações recebe procurador-geral de Contas do Estado

Aperfeiçoamento da legislação e subcontratações abusivas foram pauta do encontro
05/08/2020 17:07 | Comissão Parlamentar de Inquérito | Barbara Moreira - Foto: Reprodução Rede Alesp

Compartilhar:

CPI - Quarteirizações em ambiente virtual	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2020/fg252259.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Edmir Chedid preside a CPI em ambiente virtual <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2020/fg252260.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Thiago Pinheiro de Lima<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2020/fg252261.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Janaina Paschoal<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2020/fg252266.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Wellington Moura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2020/fg252267.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sergio Victor<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2020/fg252268.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> CPI - Quarteirizações em ambiente virtual	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2020/fg252262.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> CPI - Quarteirizações em ambiente virtual	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2020/fg252263.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> CPI - Quarteirizações em ambiente virtual	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2020/fg252264.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> CPI - Quarteirizações em ambiente virtual	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2020/fg252265.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No encontro da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Quarteirizações desta quarta-feira (5/8), o procurador-geral do Ministério Público de Contas do Estado, Thiago Pinheiro Lima, falou sobre o papel do Legislativo acerca do tema. O deputado Edmir Chedid (DEM) presidiu a reunião, realizada em ambiente virtual.

De acordo com Pinheiro Lima, subcontratações devem ocorrer apenas em situações excepcionais, mas existem conjunturas nas quais elas são necessárias e podem ser vantajosas. Portanto, ao analisar a situação, o órgão de controle deve considerar duas vertentes: a economicidade, se o gestor público optou pelo menor custo, e a efetividade, se a opção trouxe benefícios para a sociedade.

Para o deputado José Américo (PT), algumas organizações sociais do Estado se excedem quanto às subcontratações. "Você não pode contratar uma entidade e depois esta fazer uma subcontratação que vai aumentar o custo", pontuou ele ao questionar quais providências podem ser tomadas.

Na avaliação do procurador-geral, apesar de ser competência federal legislar acerca de regras gerais de licitações e contratos, "não há uma legislação, no âmbito da União, falando a respeito dessa possibilidade de quarteirização" e o Parlamento estadual pode, a partir de um vácuo normativo, "atuar estabelecendo parâmetros e regras para que essas entidades possam se adequar aos princípios constitucionais, às normas mínimas e básicas de contratação e, inclusive, à limitação dessas quarteirizações para situações excepcionais".

O deputado Sergio Victor (Novo) indagou quais indícios de fraudes em contratos são comuns durante as investigações. Ele também quis saber sobre oportunidades de revisar a lei para tornar as ações mais claras. "Meu foco aqui na CPI é discutir melhorias tanto na transparência quanto na governança", afirmou.

Segundo Pinheiro Lima, ao cruzar dados sobre contratações públicas, é comum perceber perfis, padrões, empresas e pessoas que se repetem e isso é um indicativo para a investigação. Quanto à transparência e governança, ele acredita que a CPI pode contribuir com uma legislação capaz de limitar abusos gerados pela facilidade que entidades do terceiro setor têm para contratar.

Entre os itens aprovados na ocasião figurou o requerimento de Analice Fernandes (PSDB) e Wellington Moura (Republicanos) para que os conselhos regionais de medicina e enfermagem auxiliem os trabalhos da CPI com informações sobre fraudes no setor.

Também participaram da reunião a deputada Janaina Paschoal e os deputados Alex de Madureira, Thiago Auricchio e Vinícius Camarinha.

alesp