Projeto que controla população de animais silvestres é aprovado em comissão


06/11/2019 16:54 | Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável | Ines Jordana - Foto :Bruna Sampaio

Compartilhar:

Adalberto Freitas e Carlão Pignatari<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243383.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Márcia Lia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243384.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sebastião Santos, Márcia Lia e Luiz Fernando<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243385.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Caio França<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243386.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Adalberto Freitas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243387.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

De autoria do deputado Carlão Pignatari (PSDB), projeto que controla a população de animais exóticos e silvestres nocivos aos seres humanos e ao meio ambiente recebeu voto favorável dos parlamentares da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realizada na quarta-feira (6/11). O Projeto de Lei 558/2018 foi aprovado com relatório em separado da deputada Márcia Lia (PT), que contou com a assinatura do autor da proposta e dos deputados Gil Diniz e Frederico d'Avila (ambos do PSL).

Segundo a deputada Marcia Lia, o projeto passou por mudanças visando seu aprimoramento e sua objetividade. "Nós sentamos com vários deputados e chegamos a um texto que contemplasse não só ao deputado Carlão Pignatari, autor do projeto, mas todos os demais parlamentares", explicou a deputada.

De acordo com informações contidas no texto da proposta, a população de animais silvestres como javalis e capivaras encontrados em algumas regiões do Estado tem prejudicado a agricultura e a pecuária com a inviabilização de lavouras. "Nós fizemos audiência pública para debater o tema e chegar em um ponto mais equilibrado e que garanta a preservação da produção", destacou o deputado Caio França (PSB), presidente dos trabalhos. O voto em separado permite o controle desses animais sem gerar ações prejudiciais à saúde física dos animais. O projeto ainda será apreciado pelos membros da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento.

Além dos citados, estiveram presentes os deputados Adalberto Freitas, Luiz Fernando T. Ferreira, Monica da Bancada Ativista, Reinaldo Alguz e Sebastião Santos.

As reuniões da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável são abertas ao público e acontecem todas as quartas-feiras às 13h.


alesp