Contaminação de professores e problemas gerados pela ausência de aulas foram temas na tribuna

Parlamentares também abordaram a greve dos professores da rede estadual
08/02/2021 17:50 | Plenário | Maurícia Figueira - Foto: Bruna Sampaio

Compartilhar:

Plenário Juscelino Kubitschek <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2021/fg260392.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2021/fg260387.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2021/fg260388.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2021/fg260389.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2021/fg260390.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2021/fg260391.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2021/fg260385.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Opiniões favoráveis e contrárias ao retorno das aulas presenciais foram defendidas na tribuna da Alesp na tarde desta segunda-feira (8/2).

"Somos a favor da volta às aulas considerando que educação é serviço essencial de uma nação e todos os esforços devem ser despendidos nesse sentido. Uma nação que se preze dá prioridade às suas crianças", argumentou o deputado Castello Branco (PSL). Ele comentou o retorno de 3,3 milhões de alunos em cinco mil escolas da rede estadual nesta segunda-feira.

O Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) anunciou que a categoria iria entrar em greve. "O Sindicato dos Professores alega falta de estrutura nas escolas e pede vacina prioritária para os trabalhadores da educação", comentou Branco, que considera preocupante a falta de aulas presenciais. "A pandemia intensificou o abandono de escola entre os alunos mais vulneráveis".

A greve dos professores foi defendida pelo deputado Carlos Giannazi (PSOL). "Quero manifestar meu total apoio à greve sanitária", afirmou. "É um movimento em defesa da saúde da comunidade escolar". De acordo com Giannazi, o lema da greve sanitária é "escola fechada, vida preservada".

Giannazi relatou visitas que fez a escolas de rede estadual na manhã desta segunda-feira. "A situação é grave. Fui a escolas sem a mínima condição estrutural de ter volta às aulas. Faltam funcionários, material de limpeza, escola degradada, um verdadeiro caos". Uma das escolas visitadas pelo parlamentar foi a Escola Estadual Evandro Cavalcanti Lins e Silva, no Jardim Castro Alves. "Nessa escola, não foi possível o retorno às aulas. Dois professores estavam contaminados, tiveram contato com os funcionários durante a semana passada, no planejamento presencial". Há mais de 160 casos de professores e agentes escolares contaminados na rede estadual, comentou o parlamentar, que criticou a realização de planejamento presencial nas escolas.

Anvisa e vacina

O deputado federal e ex-ministro da Saúde Ricardo Barros publicou em suas redes sociais que "enquanto os papéis dormem, as pessoas morrem; a burocracia é uma forma de despotismo", referindo-se à análise das vacinas pela Anvisa. Para Frederico d"Avila (PSL), "apesar de hoje a Anvisa ser presidida pelo ex-almirante Barra Torres, a agência foi contaminada ao longo de anos de governo petista". D"Avila citou a proibição do herbicida Paraquat pela agência. Para ele, "a Anvisa só atrapalha o desenvolvimento das tecnologias e biotecnologias no Brasil".


alesp