Resultado do primeiro turno das eleições municipais foi analisado na tribuna

Parlamentares também cumprimentaram colegas que participaram de disputas para prefeituras
16/11/2020 15:15 | Plenário | Maurícia Figueira - Foto: Bruna Sampaio

Compartilhar:

Plenário Juscelino Kubitschek <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2020/fg257720.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2020/fg257721.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2020/fg257722.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2020/fg257723.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2020/fg257724.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2020/fg257739.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Deputados estaduais paulistas analisaram o resultado do primeiro turno das eleições municipais. O assunto foi o principal tema tratado no Plenário Juscelino Kubitschek na tarde desta segunda-feira (16/11). Os parlamentares também parabenizaram colegas que participaram do pleito, como o deputado Ed Thomas (PSB), eleito prefeito de Presidente Prudente. O deputado Rafa Zimbaldi (PL), por sua vez, passou para o segundo turno em Campinas.

De acordo com a deputada Janaina Paschoal (PSL), é importante refletir o significado do voto dos cidadãos. "Todas as vezes que as urnas falam, trazem uma mensagem", afirmou. A parlamentar considera que o discurso da direita nos últimos anos foi rejeitado pela população. "Em lugar de os colegas direitistas reconhecerem essa mensagem, infelizmente seguem criando teorias, agredindo".

Além disso, Janaina ponderou que poderia haver diminuição nos quadros da direita nas próximas eleições. "Existe um risco grande de termos um encolhimento ainda maior em 2022. Acredito que precisamos de uma força de direita, mas qualificada", comentou. Segundo ela, os partidos precisarão "ter a capacidade de compor, de abandonar a individualização de uma pauta em um ser humano específico, ter a capacidade de entender que é necessário montar uma chapa forte".

Falhas no TSE

Em seguida, o deputado Coronel Telhada (Progressistas) expressou surpresa quanto ao resultado das eleições em São Paulo. "Foi também uma surpresa a falha tão grande do TSE. Ninguém me tira da cabeça que houve uma invasão de hacker sim. É um absurdo demorar cinco, seis horas para começar a ter uma resposta. É claro que houve invasão". Apesar de considerar que houve falhas nos sistemas do TSE na apuração e divulgação dos resultados, Telhada não acredita em fraudes.

Na opinião de Telhada, os resultados deixaram claro que há necessidade de rever. "Aprendi na Academia da Polícia Militar do Barro Branco que todos os extremos são condenáveis. Todo extremismo é condenável, seja de que lado for".

Policiais civis eleitos na capital

Coronel Telhada cumprimentou os candidatos que participaram das eleições, agradeceu os apoiadores e parabenizou os policiais civis eleitos vereadores na capital paulista. "Parabéns, Delegado Palumbo e Felipe Becari, foram muito bem votados". Palumbo foi o terceiro candidato a vereador com mais votos na capital. Becari foi o quarto mais votado.

Encerrando a sessão, Telhada cumprimentou o deputado Ed Thomas. "Presidente Prudente fez uma excelente escolha, Ed Thomas é uma pessoa de primeira qualidade, parlamentar honesto, trabalhador".


alesp