Escola de Tempo Integral para alunos autistas avança na Assembleia


28/08/2019 18:20 | Finanças, Orçamento e Planejamento | Amanda Nascimento - Fotos: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Castello Branco, Estevam Galvão, Ricardo Mellão e Roberto Engler<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238885.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dirceu Dalben preside a comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238886.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Castello Branco, Estevam Galvão, Ricardo Mellão e Roberto Engler	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238887.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ricardo Mellão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238888.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2019/fg238884.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento reuniu-se nesta quarta-feira (28/8) e aprovou a proposta de autoria do ex-deputado Luiz Carlos Gondim. De acordo com o texto, a iniciativa prevê que as instituições de ensino ofereçam educação integral às pessoas com autismo. Além disso, as escolas devem contar com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogo, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional.

O deputado Ricardo Mellão (NOVO) avalia o impacto financeiro da medida para o Estado. "Há uma intenção muito nobre que é a implantação do horário em tempo integral para alunos autistas, mas o autor fala de uma série de pontos que vão implicar em novos custos, como por exemplo um corpo docente qualificado e com treinamento em métodos eficazes de ensino. Hoje isso não existe no Estado, que provavelmente terá que contratar esse treinamento", explica.

O presidente da Comissão de Finanças da Alesp, deputado Dirceu Dalben (PL), considera a possibilidade de colocar o projeto em prática. "A nossa comissão avalia a questão financeira e o deputado Ricardo Mellão, com muita propriedade, fez um parecer muito bem justificado explicando os gastos extras que teria o Estado. De todo modo eu entendo que a medida vai atender as necessidades dos alunos e o Estado tem como suportar este gasto".

A Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento avalia as questões financeiras envolvidas nos projetos de lei. O grupo de trabalho se reúne todas as quartas-feiras às 14h.

Além dos citados, também estiveram presentes os deputados: Castello Branco, Paulo Fiorilo, Roberto Engler, Carla Morando, Estevam Galvão e Alex de Madureira.


alesp