Comissão aprova projeto que oferece treinamento para primeiros socorros de bebês


10/09/2019 15:29 | Finanças, Orçamento e Planejamento | Ines Jordana - Fotos: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Carla Morando, Castello Branco e Estevam Galvão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239605.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Wellington Moura preside a comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239606.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Estevam Galvão e Marcio da Farmácia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239607.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares na comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239608.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares na comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239609.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Pais e responsáveis poderão receber orientações e treinamentos para primeiros socorros de recém-nascidos em casos de engasgamento, aspiração de objetos e prevenção de morte súbita. É o que estabelece um projeto aprovado na Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento nesta na terça-feira (10/9). O treino deve ser oferecido por hospitais e maternidades do Estado e realizado antes da alta do bebê.

De autoria do ex-parlamentar Gil Lancaster, o PL 1124/2017 permite o treinamento de professores de creches e escolas para que o atendimento seja imediato. "Não é um momento em que se pode aguardar para socorrer a criança, por isso o projeto oferece treinamento tanto para pessoas da residência quanto para profissionais escolares", explicou o deputado Marcio da Farmácia (PODE), relator da proposta.

Voltado para a saúde alimentar de crianças e adolescentes de escolas da rede privada, o deputado Carlos Giannazi (PSOL) é o autor do PL 534/2017 que obriga a atuação de nutricionistas em instituições privadas de ensino infantil e fundamental. Esses profissionais serão os responsáveis por realizar avaliações periódicas nos alunos, valorizando a cultura alimentar e a agricultura além de desenvolver projetos voltados para a prevenção e o tratamento da obesidade infantil e adulta. "A infância é um período propício para a formação de hábitos saudáveis e o ambiente escolar é extremamente favorável para inserir novos conceitos, assim como pode influenciar pais e responsáveis", destacou o autor da iniciativa.

Nessa reunião, os parlamentares foram favoráveis a outros 20 projetos. Os encontros da Comissão de Finanças são realizados às terças-feiras às 14h30 e podem ser acompanhados pelo público.

Além dos citados estiveram presentes os deputados Alex de Madureira, Carla Morando, Carlos Cezar, Castello Branco, Estevam Galvão, Ricardo Melão, Teonilio Barba e Wellington Moura.


alesp