Homenagem aos 25 anos da Apampesp é realizada na Assembleia


25/10/2019 17:36 | Sessão solene | Maurícia Figueira - Foto: Assessoria Mauro Bragato

Compartilhar:

Walneide Romano e Mauro Bragato<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242749.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão solene em comemoração dos 25 anos da Apampesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242748.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão solene em comemoração dos 25 anos da Apampesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242747.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão solene em comemoração dos 25 anos da Apampesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242750.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242751.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Há 25 anos a professora Rose Marie Bisaglia se aposentou. Depois de 30 anos lecionando em escolas da periferia de São Paulo, Rose se juntou a duas amigas para fundar uma entidade que lutasse pelos professores aposentados. Assim nasceu a Apampesp (Associação dos Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo). "Não tinha quem brigasse pelos aposentados. No início não tínhamos estrutura, não tínhamos dinheiro. Partimos do zero. Fomos crescendo e agora temos 19 sedes regionais", comentou a professora, na sessão solene realizada na Alesp, na sexta-feira (25/10), no Plenário Juscelino Kubitschek, em homenagem à passagem do 25º aniversário da Apampesp.

Na solenidade também foi lançado o livro Apampesp " 25 anos em defesa do professor aposentado. "Li o livro todo, bateu-me muita saudade daquela época. Isso é a Apampesp, é a nossa vida, o nosso filho", completou Rose Marie.

O deputado Mauro Bragato (PSDB) foi o autor da iniciativa da solenidade. Para ele, a Apampesp representa o magistério do Estado, não só os aposentados. "Essas pessoas que estão aqui pulsam o sangue da luta. A maioria delas participou de movimentos de rua, de greves, de manifestações, ocuparam o prédio aqui da Alesp mais de uma vez. Eles representam o cerne da escola, a interligação do aluno com a comunidade, da presença do pai na escola. Enfim, eles representam a escola que nós queremos", declarou.

A participação da entidade em greves e manifestações também foi lembrada pela deputada Professora Bebel (PT). A parlamentar relembrou a greve do ano 2000, quando as entidades ligadas ao magistério se uniram e conseguiram um reajuste salarial para os professores da ativa e para os aposentados. "Os mesmos direitos da ativa precisam ser estendidos aos aposentados. É a categoria mais importante, que forma todos os demais profissionais. A estrutura de tudo passa pela educação", ressaltou a deputada.

"A Apampesp é uma entidade muito séria na luta em defesa do magistério, da educação pública gratuita de qualidade e, sobretudo, em defesa da aposentadoria especial do magistério", comentou o deputado Carlos Giannazi (PSOL). "A entidade luta por uma cidadania ativa e crítica", complementou.

Além dos citados, estavam presentes a deputada Leci Brandão, o ex-deputado federal Arnaldo Faria de Sá, representantes das entidades: Liga do Professorado Católico, Aprofem, Afalesp, Apase, Afpesp, CPP, Apeoesp, Afuse e Aspal, entre outras.

alesp