Primeira Tribuna Virtual debate medidas contra o avanço do coronavírus


06/04/2020 17:29 | Plenário | Da Redação - Foto: Bruna Sampaio

Compartilhar:

Tribuna Virtual <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2020/fg248266.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Tribuna Virtual <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2020/fg248265.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Tribuna Virtual <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2020/fg248267.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em tempos normais, os deputados podem falar na tribuna da Assembleia Legislativa sobre assuntos de livre escolha durante o Pequeno e o Grande Expediente. É o espaço de diálogo, de manifestação de seus pontos de vista. Porém, com a atual pandemia do coronavírus, as sessões presenciais da Alesp estão suspensas. Pensando em manter esse espaço de diálogo, o Presidente Cauê Macris instituiu, por meio do Ato publicado no Diário Oficial de 4 de abril, a Tribuna Virtual. Pela Tribuna Virtual, os deputados podem discursar, à distância, como faziam no Pequeno e no Grande Expediente.

Nesta segunda-feira (6/4), foi realizada a primeira Tribuna Virtual, com a participação de sete deputados.

O deputado Tenente Nascimento (PSL), que inaugurou a Tribuna, comentou que um projeto de sua autoria em defesa da mulher foi aprovado. A Lei 17.260, de 2020, cria o programa Patrulha Maria da Penha. Segundo o programa, uma parte do efetivo da Polícia Militar é separada e treinada para atender chamados de violência doméstica. "Você pode fazer sua denúncia e o boletim de ocorrência eletrônico. Mandamos uma Patrulha Maria da Penha ao local de crise", destacou o parlamentar. O site para fazer o boletim de ocorrência eletrônico é: www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br. Nascimento mostrou ainda um vídeo no qual a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, fala sobre o projeto do deputado. "Quero agradecer a todos os parlamentares estaduais que entenderam a necessidade deste programa no âmbito da Polícia Militar. Agora mulheres serão protegidas com esse efetivo extraordinário, que é o Programa Patrulha Maria da Penha. Deputado Tenente Nascimento, muito obrigada!", agradeceu a ministra.

O deputado Carlos Giannazi (PSOL) elogiou a extensão do período da quarentena até o dia 22/04 feita pelo governador João Doria e disse que São Paulo está em consonância com as recomendações dos órgãos nacionais e internacionais de saúde. Giannazi também pediu ao governador para criar com urgência ferramentas de auxílio aos mais 825 mil de desempregados do Estado, segundo o Sead. "O poder público precisa dessas medidas de proteção social, como programas de renda básica e mínima, para pessoas pobres e em situação de rua possam sobreviver ao período da quarentena", acrescentou.

O deputado Douglas Garcia (PSL) disse que a extensão do período da quarentena é prejudicial para a economia principalmente para trabalhadores autônomos que não podem sair de casa. "Quem vai pagar o aluguel e os boletos dessa população que está impedida de ir trabalhar?", questionou o parlamentar. O deputado Altair Moraes (REPUBLICANOS) também falou sobre as vulnerabilidades da população de trabalhadores informais durante a pandemia. "É preciso de flexibilidade para tratar dessa situação, porque a economia vai quebrar e será muito triste ver as pessoas morrendo de fome", alertou.

Ainda sobre o coronavírus, o deputado Rafael Silva (PSB) comentou sobre os riscos de contágio no transporte. Mesmo com a redução de 75% no número de pessoas utilizando o transporte público na cidade de São Paulo, segundo a SPTrans, ainda há riscos de se contrair o coronavírus. "Com poucos ônibus circulando, o número de pessoas aglomeradas por veículo aumenta e as chances de se contaminar também. O transporte deveria ser destinado apenas aos serviços essenciais como os funcionários da saúde e educação", disse o parlamentar.

sobre o coronavírus. Durante o Tribuna Virtual, Ricardo Madalena informou que o governador aceitou sua sugestão. "Os pontos de apoio nos pedágios terão informativos de como proceder com a pandemia do coronavírus e também vão fornecer álcool gel. O governo está dando um apoio muito grande aos caminhoneiros que frequentam o Estado de São Paulo", afirmou.

O deputado Conte Lopes (Progressistas) comentou o que considera incoerências no combate ao coronavírus, como a aglomeração de pessoas nas filas para tomar vacina e a abertura dos restaurantes Bom Prato. "Vejo o Governador João Doria dizendo que vai abrir o Bom Prato para café, almoço e jantar. Quer dizer, as pessoas podem ir comer no Bom Prato, mas não podem ir a outros restaurantes?", indagou Conte Lopes.

As gravações da Tribuna Virtual são transmitidas ao vivo nos canais da Rede Alesp, na TV e nas redes sociais. Elas vão acontecer nos dias em que não houver reuniões de comissões ou sessões deliberativas, sempre a partir das 14h30.


alesp