Leis históricas da Alesp destacam combate ao racismo no Dia da Abolição à Escravatura
12/05/2022 13:28 | Homenagem


Nesta sexta-feira, dia 13, é comemorado 133 anos da abolição da escravatura no Brasil, uma data que homenageia a assinatura da Lei Áurea, pela Princesa Isabel, que marcou o fim de anos de exploração e trabalho escravo contra os negros.
Apesar da distância entre a instituição da norma que libertava a comunidade negra e os dias atuais, a discriminação e o racismo ainda se fazem presentes nos dias atuais, embora mais de um século depois. O Parlamento paulista atua para reverter esse quadro e promover a equidade de raça no Estado.
Essa informação é confirmada pelos dados da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, que apontam que entre janeiro e abril de 2022, 174 denúncias de racismo já foram registradas, enquanto no mesmo período do ano passado, esse número foi de 24 queixas. Os dados ainda chamam atenção para o fato de que neste ano, mais denúncias foram realizadas do que em todo o ano de 2021, ao todo 155 registros de discriminação racial.
A Alesp foi relevante na implementação e aprovação de normas que contribuíram para o combate ao racismo e à discriminação, ao longo dos anos. Um dos exemplos desses feitos é a Lei 5.466/86, de autoria do Executivo, que cria o Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra em São Paulo. Entre as atividades do grupo, é prevista o desenvolvimento de estudos, debates e pesquisas relativos à comunidade negra
Há também a Lei 10.237, criada em 1999 pelo ex-deputado Paulo Teixeira, que institui a política para a superação da discriminação racial no Estado. No mesmo sentido, foi instituída em 2010 e atualizada em 2018, com uma emenda da deputada Leci Brandão (PCdoB) a Lei 14.187, que estabelece penalidades administrativas para prática de atos de discriminação racial. A norma inicial foi proposta pelo Executivo.
Tramitação
Na Alesp, há diversas proposituras em tramitação, que tem o objetivo de promover a pauta. Entre elas, está o Projeto de Lei 141/21, que institui o Dia Marielle Franco de Enfrentamento à Violência Política contra Mulheres Negras, LBTQIA+ e Periféricas, comemorado em 14 de março. A iniciativa homenageia Marielle Franco, uma vereadora do Rio de Janeiro que foi assassinada em um crime político. É uma parceria entre as deputadas Erica Malunguinho e Monica da Mandata Ativista, ambas do PSOL, e Leci Brandão e Isa Penna, ambas do PC do B. O projeto segue na Comissão de Constituição, Justiça e Redação.
Para a deputada Monica da Mandata Ativista, a data representa resistência da população negra paulistana. "Ao meu ver, não é uma data de comemoração e sim de luta contra as mazelas vividas pela população negra provocadas pelo racismo, como a falta de acesso a um ar limpo e saneamento básico nas periferias, o descaso com a educação pública e a violência", disse.
Além disso, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável com ênfase no reconhecimento, fortalecimento e garantia dos seus direitos, foi instituído, pela deputada Erica Malunguinho, o Projeto de Lei 952/19, que institui a Política Estadual de Desenvolvimento Sustentável para Povos e Comunidades Tradicionais. A proposta que atualmente está pronta para ser votada em Plenário, visa implantar políticas públicas destinadas a garantir o desenvolvimento sustentável das comunidades negras, indígenas e quilombolas.
Denúncia
Para registrar uma denúncia de caso de racismo ou discriminação, basta a vítima realizar a denúncia por meio do site da Secretaria da Justiça e Cidadania no link https://justica.sp.gov.br/index.php/contato/denuncia-online/ com os documentos necessários.
Notícias relacionadas
- Propostas em tramitação na Alesp estimulam parto natural e humanizado, conforme lei em vigor
- Mulheres de destaque no Estado de São Paulo são homenageadas em solenidade realizada na Alesp
- Semana da Saúde da Mulher: conheça leis da Alesp que buscam promover e estimular o cuidado feminino
- Lei que cria o Programa Estadual Adote Um Animal completa dois anos: confira novas proposituras na Alesp
- Dia Estadual do Imigrante: conheça projetos em andamento na Alesp sobre o tema
- Assembleia Legislativa de São Paulo faz homenagem a policiais militares por combate a mega-assalto a bancos em Araçatuba
- Novembro Azul: câncer de próstata representa 29% dos diagnósticos da doença em homens
- Ato solene na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo celebra o Dia do Samurai
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações