Secretário de Parceria em Investimentos fala da implantação de trens Intercidades e InterMetropolitano

Durante entrevista à Rede Alesp, Rafael Benini também falou sobre a conclusão das obras da Linha 6 - Laranja do metrô
16/01/2023 17:07 | Entrevista | Karina Freitas - Foto: Rodrigo Romeo

Compartilhar:

Secretário de Parceria em Investimentos fala da implantação de trens Intercidades e InterMetropolitano<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2023/fg294742.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Secretário de Parceria em Investimentos fala da implantação de trens Intercidades e InterMetropolitano<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2023/fg294743.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Secretário de Parceria em Investimentos fala da implantação de trens Intercidades e InterMetropolitano<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2023/fg294744.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O programa "Estúdio Alesp" desta segunda-feira (16) recebeu o secretário de Parceria em Investimentos, Rafael Benini, que falou sobre os projetos para a implantação de trens Intercidades e InterMetropolitano e sobre a conclusão das obras da Linha 6 - Laranja do metrô.

Ligando o município de Campinas à capital paulista, o Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte deve ter seu edital lançado ainda no 1º semestre de 2023. De acordo com Benini, o TIC fará uma ligação direta entre as duas cidades com um trem de alta velocidade. "[A viagem] será feita em 64 minutos. É um projeto muito grande, com um investimento estimado de R$ 10 bilhões, com aporte do Governo de R$ 7 bilhões", explicou.

Ele também falou sobre o Trem InterMetropolitano (TIM) que percorrerá o caminho de Francisco Morato até Campinas, parando em cidades como Valinhos, Jundiaí e Cajamar, por exemplo. "A gente está fazendo as últimas alterações neste projeto, vendo a disponibilidade orçamentária", comentou. O secretário disse ainda que a implementação do TIC deve acontecer em até sete anos e do TIM em até quatro anos.

Já sobre Linha 6 - Laranja, que ligará a Zona Norte ao Centro da capital paulista, Benini afirmou que "a obra está andando bem". "A gente prevê que no final de 2025, no máximo no começo de 2026, ela seja entregue". A nova linha terá 15 estações, percorrendo uma distância de 15,3 km, e deve transportar cerca de 633 mil passageiros por dia. As obras tiveram início em 2015, porém foram paralisadas em 2016, por questões burocráticas, e só foram retomadas em 2020.

Ainda na área da mobilidade urbana, o secretário foi questionado sobre a possibilidade de um metrô 24 horas. Benini disse acreditar que a prioridade é ampliar a malha do metrô. "É uma pergunta que a gente teria que discutir com a sociedade, se é mais importante ampliar a malha de metrô ou construir uma redundância para ter o metrô e a CPTM funcionando 24 horas", pontuou.

Sede do governo

Outro ponto levantado durante a entrevista foi o projeto de mudança da sede do Governo do Estado para o centro da capital. "É um projeto que já está na minha mão para contratar, é bem interessante e já está bem avançado", contou Rafael. Ele acredita que a centralização irá ajudar na otimização do trabalho do Executivo. "[A mudança] trará uma eficiência muito grande e uma economia para o Estado", justificou.

Para conferir a entrevista na íntegra, acesse o canal da Rede Alesp no Youtube.


alesp