Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica valoriza a atuação da categoria no Estado

Grupo suprapartidário criado na Alesp pretende discutir e propor políticas públicas que promovam, entre outros temas, o uso racional de medicamentos
10/05/2023 21:00 | Saúde | Fábio Gallacci - Fotos: Rodrigo Romeo

Compartilhar:

FP em Defesa da Assistência Farmacêutica<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2023/fg300499.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Thiago Auricchio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2023/fg300500.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  FP em Defesa da Assistência Farmacêutica<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2023/fg300501.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em evento realizado nesta quarta-feira (10), deputados e deputadas da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo lançaram oficialmente a Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica. O grupo suprapartidário pretende discutir e propor ações para o fortalecimento e ampliação da atuação dos profissionais dessa área no Estado, com o objetivo de aprimorar a legislação e as políticas públicas que tratam do assunto. A questão do uso racional de medicamentos, por exemplo, é um dos temas prioritários.

O coordenador da Frente Parlamentar é o deputado Thiago Auricchio (PL) e os demais membros são Alex Madureira (PL), Edmir Chedid (União) e Márcia Lia (PT). Dezenas de outros colegas, das mais diversas legendas, também apoiam a iniciativa.

"Temos algo muito importante aqui, que são deputados de todos os partidos, independentemente de serem de direta ou de esquerda, que se colocaram à disposição para trabalhar juntos. Quando a gente fala de saúde, queremos contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população. Para isso, é fundamental a participação do profissional farmacêutico", afirmou Auricchio que, num primeiro ato, assinou o Projeto de Lei que institui a Semana Estadual do Uso Racional de Medicamentos, de 5 a 11 de maio.

Debates

A Frente Parlamentar também nasceu para realizar e apoiar debates, simpósios, seminários e outros eventos pertinentes que tratem de temas importantes relacionados à assistência farmacêutica. Há o compromisso de criar um grupo de trabalho para discutir ações que garantam a presença de farmacêuticos aos usuários de medicamentos em todas as unidades públicas de Saúde paulistas.

Inédito

Presente no lançamento, Marcelo Polacow Bisson, presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), ressaltou o ineditismo da criação deste grupo na Casa. "É a primeira vez que nós conseguimos essa mobilização junto aos deputados estaduais. A bandeira da assistência farmacêutica é fundamental para garantir o acesso a tratamentos medicamentosos de qualidade por parte da população e também incentivar que o farmacêutico esteja presente em todos os locais onde ele é imprescindível. A Alesp tem um papel muito importante nisso e vamos manter essa parceria", comentou Bisson.

Portas abertas

"É fundamental que a Casa do Povo escute os anseios da sociedade. Hoje, no Brasil, nós temos mais de 260 mil farmacêuticos e, apenas em São Paulo, são mais de 70 mil. Então, é uma grande categoria que trabalha em prol da Saúde Pública. Por esse motivo, é importante que esses profissionais tenham aqui na Alesp um local de apoio e que a sua voz seja ouvida. A Frente Parlamentar abre essa porta para os profissionais e isso é muito importante", reforçou Fábio Basílio, presidente da Federação Nacional dos Farmacêuticos.

Renata Gonçalves, presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de São Paulo, também prestigiou o lançamento da Frente Parlamentar na Alesp. "A criação da Frente Parlamentar é a forma de dar ainda mais visibilidade, não só para o profissional farmacêutico, mas para todas as ações que envolvem essa categoria, principalmente o acesso aos medicamentos. Isso é fundamental para a saúde da população", comentou ela. "Essa aproximação com os deputados, que faz com que várias entidades estejam reunidas por um objetivo comum, é algo inédito em São Paulo. Isso até fortalece a união das entidades. Tudo o que envolve a atividade farmacêutica tem relação com a sociedade em geral", concluiu Renata.


alesp