
Comissão de Educação - 15ª Legislatura
25/11/2003 - Reunião de Pauta
ATA DA DÉCIMA SEGUNDA REUNIÃO ORDINÁRIA DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, DA PRIMEIRA SESSÃO LEGISLATIVA, DA DÉCIMA QUINTA LEGISLATURA.
Aos vinte e cinco dias do mês de novembro, do ano de dois mil e três, às quatorze horas e trinta minutos, no Plenário "D. Pedro I", no Edifício da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, realizou-se a Décima Segunda Reunião Ordinária da Comissão de Educação, da Primeira Sessão Legislativa, da Décima Quinta Legislatura, sob a presidência do Deputado Carlinhos Almeida, com a finalidade de apreciar a Ordem do Dia. Presentes os Senhores Deputados Maria Lúcia Amary, Geraldo Lopes, Edson Gomes (membros efetivos), José Bittencourt e Roberto Felício (membros substitutos). Participou também da reunião, após a apreciação da Ordem do Dia, o Senhor Deputado José Carlos Stangarlini (membro efetivo). Presente também o Senhor Deputado Antonio Mentor. Ausente a Senhora Deputada Maria Lúcia Prandi. Havendo número regimental, o Senhor Presidente declarou abertos os trabalhos, tendo sido dispensada a leitura da ata da reunião anterior, a qual foi dada por aprovada. Passou-se, então, à apreciação da matéria constante da Pauta:
Item 1- Projeto de lei nº 186/2001, de autoria do Deputado Faria Júnior, que torna obrigatória a realização de testes vocacionais para estudantes da 8ª série do ensino fundamental das escolas públicas estaduais. Foi relatora a Deputada Maria Lúcia Prandi, que exarou parecer favorável. A Deputada Maria Lúcia Amary apresentou Voto em Separado, contrário. Em votação nominal, foi aprovado o parecer favorável da relatora, tendo os Deputados Maria Lúcia Amary, Edson Gomes e José Bittencourt votado com o Voto em Separado.
Item 2 - Projeto de lei nº 64/2002, de autoria do Deputado Antonio Salim Curiati, que institui o Programa de Bolsas de Estudos para Alunos Carentes. Foi relator o Deputado José Carlos Stangarlini, com parecer contrário. O Deputado Roberto Felício apresentou Voto em Separado, contrário e o Deputado Edson Gomes também apresentou Voto em Separado, favorável. O Deputado Carlinhos Almeida retirou o projeto para Vista.
Item 3 - Projeto de lei nº 151/2003, de autoria do Deputado Vicente Cândido, que institui cota de 35% para as populações negra e parda no acesso a todas as instituições públicas de ensino superior. Foi relatora a Deputada Maria Lúcia Prandi, com parecer favorável. O Deputado Carlinhos Almeida retirou o projeto para Vista.
Item 4 - Projeto de lei nº 524/2003, de autoria do Deputado Said Mourad, que obriga a entrega de radiografia panorâmica odontológica, juntamente com a carteira de saúde, como dispõe a Lei Estadual nº 6.855/90, no ato de matrícula do aluno no ensino fundamental. Foi relator o Deputado José Carlos Stangarlini, com parecer favorável. Concedida Vista ao Deputado Roberto Felício, nos termos regimentais.
Item 5 - Projeto de lei nº 609/2003, tramitando em regime de urgência, de autoria do Deputado Mário Reali, que dá a denominação de "Erasmo Batista Silva de Almeida" à Escola Estadual do Jardim Mombaé, em Diadema. Aprovado o parecer do relator, Deputada Maria Lúcia Prandi, favorável, "ad referendum" do Plenário.
Item 6 - Projeto de lei nº 309/2003, de autoria do Deputado Roberto Engler, que dá a denominação de "Prof. Doutor José Dagnoni" à Escola Técnica Estadual de Santa Bárbara D' Oeste, naquele município. Aprovado o parecer da relatora, Deputada Maria Lúcia Prandi, favorável, "ad referendum" do Plenário.
Item 7 - Projeto de lei nº 487/2003, de autoria da Deputada Analice Fernandes, que dá a denominação de "Vicente Maciel" à Escola Estadual Cohab Raposo Tavares, na Capital. Aprovado o parecer da relatora, Deputada Maria Lúcia Prandi, favorável, "ad referendum" do Plenário.
Item 8 - Projeto de lei nº 610/2003, de autoria do Deputado Roberto Morais, que dá a denominação de "Avelina Palma Losso" à Escola Estadual do Bairro de Santa Rosa, em Piracicaba. Aprovado o parecer da relatora, Deputada Maria Lúcia Prandi, favorável, "ad referendum" do Plenário.
Item 9 - Projeto de lei nº 660/2003, de autoria do Deputado José Dilson, que dá a denominação de "Maria Flor de Maio Coimbra Galizio" à Escola Estadual Lageado II, na Capital. Aprovado o parecer do relator, Deputado Edson Gomes,favorável, "ad referendum" do Plenário, com a emenda apresentada pela Comissão de Constituição e Justiça.
Item 10 - Processo RGL Nº 5.667/2003, da Câmara Municipal de Guarujá, encaminhando Moção do vereador Paulo Flávio Afonso Piasenti, manifestando apoio ao retorno da Delegacia de Ensino no município. Aprovado o parecer da relatora, Deputada Maria Lúcia Prandi, propondo Indicação.
Item 11 - Processo RGL Nº 6.459/2003, da Câmara Municipal de Ibitinga, encaminhando Moção solicitando reformas na Escola Estadual Profª. Josepha Maria de Oliveira Bersano. Aprovado o parecer da relatora, Deputada Maria Lúcia Amary, propondo Indicação.
Item 12 - Processo RGL Nº 6.462/2003, do Fórum Estadual em Defesa da Escola Pública, que encaminha documentação solicitando que haja maior participação da sociedade na elaboração do Plano Estadual de Educação. Aprovado o parecer da relatora, Deputada Maria Lúcia Prandi, propondo Arquivamento.
Item 13 - Processo RGL Nº 6.634/2003, da Câmara Municipal de Adamantina, que encaminha documentação solicitando a interferência desta Comissão no sentido de que seja estudada a concessão de aumento salarial aos professores e funcionários da Educação, em caráter de urgência. Aprovado o parecer da relatora, Deputada Maria Lúcia Prandi, propondo Indicação.
Item 14 - Processo RGL Nº 6.637/2003, da Câmara Municipal de Adamantina, que encaminha documentação solicitando incluir as autarquias municipais de ensino superior no programa de bolsas de estudo para alunos carentes, formados em escolas públicas (Bolsa-Universidade). Aprovado o parecer do relator, Deputado Geraldo Lopes, propondo Indicação.
Item 15 - Processo RGL Nº 6.639/2003, da Escola Estadual Condessa Filomena Matarazzo, que encaminha documentação solicitando apoio contra a não permissão, pela Secretaria da Educação, de matrícula e abertura de salas de aula do curso de educação profissional. Aprovado o parecer da relatora, Deputada Maria Lúcia Prandi, propondo Indicação.
Item 16 - Processo RGL Nº 6.947/2003, da Câmara Municipal de RibeirãoPreto, encaminhando Moção de Apoio ao Sindicato dos Trabalhadores do CEETEPS em suas reivindicações salariais. Aprovado o parecer do relator, Deputado Geraldo Lopes, propondo Indicação.
Item 17 - Processo RGL Nº 7.253/2003, da Câmara Municipal de Marília, que encaminha Moção de Apoio à reivindicação do Fórum de Entidades da FAMEMA - Faculdade de Medicina de Marília, de encampação da faculdade por alguma universidade pública estadual. Aprovado o parecer da relatora, Deputada Maria Lúcia Amary, propondo Indicação.
Item 18 - Processo RGL Nº 7.572/2003, da Senhora. Maria Aparecida Nogueira Romano, encaminhando abaixo-assinado solicitando abertura de classe para Educação de Jovens e Adultos na Escola Estadual Cel. Marcelino Braga, no município de Boa Esperança do Sul. Aprovado o parecer do relator, Deputado Geraldo Lopes, propondo Indicação.
Item 19 - Processo RGL nº 7.573/2003, da Câmara Municipal de Taboão da Serra, que encaminha Requerimento solicitando que o Adicional de Local de Exercício seja estendido a todas as escolas estaduais, independentemente de sua data de funcionamento. Aprovado o parecer da relatora, Deputada Maria Lúcia Prandi, propondo Indicação.
Item 20 - Processo RGL nº 7.574/2003, da Câmara Municipal de Santo André, que encaminha Requerimento solicitando informações sobre a verba destinada ao ensino nos municípios. Foi relator o Deputado Geraldo Lopes, com parecer propondo Arquivamento. Concedida Vista ao Deputado Roberto Felício, nos termos regimentais.
Item 21 - Processo RGL nº 7.575/2003, da Câmara Municipal de Carapicuiba, que encaminha Requerimento solicitando informações sobre a possibilidade de abertura de curso supletivo no ensino fundamental e médio na Escola Estadual "Nidelse M. de Almeida", naquele município. Aprovado o parecer da relatora, Deputada Maria Lúcia Prandi, propondo Indicação.
Item 22 - Processo RGL nº 8.178/2003, das Câmaras Municipais de Guaratinguetá, Caiuá, Diadema, Andradina e São José dos Campos, encaminhando documentação solicitando permanência das atividades dos CEFAMs - Centros Específicos de Formação para o Magistério. Aprovado o parecer do relator, Deputado Geraldo Lopes, propondo a realização de audiência pública e posterior arquivamento.
A seguir, foi dada ciência aos Deputados das seguintes Indicações: nº 905/2002 (Processo RGL nº 457/2002), nº 7/2003 (Processo RGL nº 3.726/2002), nº 50/2003 (Processo RGL nº 3.404/2002), nº 55/2003 (Processo RGL nº 4.702/2002). Nada mais havendo a tratar, o Senhor Presidente deu por encerrados os trabalhos, cuja Ata foi lavrada por mim, Fátima Mônica Bragante Dinardi, Agente Técnico Legislativo, que a assino após Sua Excelência.
Aprovada em reunião de 27/11/2003.
a) CARLINHOS ALMEIDA - Presidente
a) Fátima Mônica Bragante Dinardi - Secretária
Veja também
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações