Campanha de vacinação contra gripe entra na segunda fase


22/04/2019 17:29 | Saúde | Luiz Rheda

Compartilhar:

Imagem ilustrativa (fonte: Freepik)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2019/fg233024.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe entrou em uma nova etapa, em todo o país. Em São Paulo, a expectativa do governo do estado é imunizar 90% da população alvo - 13,2 milhões de pessoas - até o dia 31 do mês que vem, quando terminam as atividades.

A primeira fase, que teve início em 10/4, vacinou crianças, gestantes e mulheres que tiveram filho nos últimos 45 dias. A partir de próxima segunda-feira (29/4), os órgãos de saúde disponibilizarão doses para o restante da população.

Na etapa atual, terão direito à vacina idosos, profissionais de saúde, indígenas, professores de escolas públicas e privadas, pacientes com doenças crônicas ou imunossupressoras, traba­lhadores do sistema prisional e pessoas privadas da liberdade, além de jovens de 12 a 21 anos.

Imunização

Tomar a vacina é importante para evitar complicações futuras, como pneumonia. Segundo recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), as doses de 2019 irão prevenir o público alvo contra o vírus influenza dos tipos A (H1N1), A (H3N2) e B.

De acordo com o Ministério de Saúde, mais de 41 mil postos de vacinação estão oferecendo as doses. Além disso, cerca de 200 mil profissionais estão envolvidos e contam com 21 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais para auxiliar no deslocamento a lugares de difícil acesso.

Em São Paulo, as ações estão sendo desenvolvidas em mais de 11,4 mil postos de vacinação, fixos e móveis, e têm a participação de aproximadamente 39 mil trabalhadores da área da saúde.

Segundo levantamento realiza­do pela Secretaria de Saúde, até o dia 18/4 foram aplicadas 500 mil doses da vacina no estado, contabilizando 399,5 mil crianças, com mais de seis meses e menores de seis anos, 84,5 mil grávidas e 15,8 mil parturientes.

A vacina contra a doença é produzida pelo Instituto Butantan, que neste ano disponibilizou cerca de 64 milhões de doses ao Ministério de Saúde para realização da campanha em todo o Brasil.

A doença

Mais comum no inverno, a influenza é uma doença sazonal. Com epidemias anuais, há anos com maior ou menor intensidade de circulação desse tipo de vírus, o que influencia diretamente o número de casos e de mortes. Em nosso país, devido às variações climáticas nas diferentes regiões, podem ocorrer surtos em épocas distintas.

De acordo com o Ministério da Saúde, até o fim de março foram registrados 255 casos de influenza em todo o país, com 55 mortes. O vírus mais comum foi o H1N1, com 162 casos e 41 óbitos.

A campanha deste ano contará com um Dia D de vacinação, programado para acontecer em 4/5. Na ocasião, os postos de distribuição das doses funcionarão no sábado, das 8h às 17h.


alesp