Embaixadora da Paz participa de evento na Alesp


A embaixadora humanitária da Paz do Parlamento Mundial, Veruska Rodrigues, esteve na sexta-feira (14/6) na Assembleia Legislativa, para conduzir o evento "Parlamento Mundial de Segurança e Paz" promovido em conjunto com o deputado Coronel Nishikawa (PSL).
O Parlamento Mundial atua em conjunto com a Organização das Nações Unidas, interferindo politicamente na definição de ações de incremento da paz e de combate à fome, injustiças e miséria. A instituição interveio em conflitos diplomáticos e militares na Turquia e Chipre, Uganda, Angola e Oriente Médio, entre outros países e regiões.
O presidente do Parlamento Mundial para Segurança e Paz, Celso Dias, explicou como foi a atuação nessa questão. "Solicitei a prisão junto ao tribunal penal internacional do presidente Bashar Al Assad, por genocídio infantil com testes de armas químicas. A partir daí o nosso embaixador no Iraque, Síria e Líbano iniciou o translado dos refugiados do campo de refugiados que se encontra no Iraque", contou.
Caráter emergencial
A ajuda da ONU foi fundamental nesse processo. "Difícil foi a verba para levá-los daqueles locais. Na época entramos em contato com Ban Ki-moon (ex secretário geral da ONU), passamos o relatório e após meu pronunciamento no Líbano, de que teríamos de fazer esse translado em caráter emergencial, diante da morte de 500 crianças (chegou a 25 mil, segundo levantamento feito posteriormente), a ONU liberou a verba para assistência médica, odontológica e psicológica e de reintegração social", acrescentou.
O combate à violência e à desigualdade social também foi lembrado durante o evento. O deputado Coronel Nishikawa (PSL) foi um dos homenageados no evento e lembrou da importância do olhar às comunidades periféricas. "Tudo isso é uma preocupação em trazer a juventude para o nosso lado, poder dar melhor educação e melhor assistência. O que falta na periferia. Normalmente ela é esquecida, mas a embaixadora Veruska faz um grande trabalho para recuperar essas crianças", comentou o parlamentar.
Em São Paulo, Veruska Rodrigues ressaltou a atuação do Parlamento Mundial para a Segurança e Paz na periferia da cidade e explicou quais ações são propostas para essas áreas. "Fazer aplicabilidade, eventos, festas. Também na área de saúde, podendo ajudar e amparar essas crianças. A segurança é um dos nossos focos principais, com o programa Agente da Lei e, no aspecto educacional, precisaram resgatar muitas coisas: os valores, o respeito à vida e a valorização daquela população como seres humanos", finalizou.
O Parlamento Mundial para a Segurança e Paz foi fundado em dezembro de 1975 sendo um Órgão não governamental da WPO observador da ONU, criado na Eco 92 na Cidade do Rio de Janeiro.
Notícias relacionadas
- Estudantes do EJA são homenageados na Assembleia Legislativa
- Médico faz palestra sobre o câncer de próstata
- Alunos de Araraquara visitam o Palácio 9 de Julho
- Seminário debate saúde mental de profissionais da segurança pública
- Alesp recebe seminário jurídico sobre eleições 2020
- Seminário discute 10 anos da Política Estadual de Mudanças Climáticas
- Políticas raciais são debatidas em evento
- Alesp recebe seminário sobre Estatuto da Segurança Privada
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações