Palestra aborda diferença entre países ricos e pobres
As principais diferenças entre países desenvolvidos e não desenvolvidos foram tema de conversa na Alesp. O plenário José Bonifácio, nesta segunda-feira (17/6), sediou o evento "Países Ricos, Países Pobres", promovido pelo deputado Ricardo Mellão (NOVO) e pelos membros da Frente Parlamentar pelo Livre Mercado.
O professor Ives Braghittoni apresentou as razões do desenvolvimento socioeconômico dos países, assim como falou sobre o liberalismo na economia. "É analisado na palestra o porquê há países tão ricos outros tão pobres, e o porquê o Brasil se encontra no meio disso. Estamos afastados daquilo que levou os países ricos a ficarem mais ricos e os pobres mais podres, e isso tudo a ver com a economia e com as instituições", disse. Ele resumiu o conceito da economia liberal. "O liberalismo econômico permite que as pessoas sejam livres para que elas façam o que fazem de melhor, e também permite que elas contribuam voluntariamente."
O organizador do evento, deputado Ricardo Mellão, destacou a razão de o assunto ser discutido na Assembleia Legislativa. "É um tema de suma importância e tem muito a ver com aquilo que nós do NOVO e outros partidos defendemos, que são as ideias de liberdade econômica. Queremos mostrar por meio de dados e de fatos que os países que prosperam são aqueles onde existe a liberdade para as pessoas empreenderem e negociarem. Isso que gera prosperidade e desenvolvimento", explicou.
O deputado Douglas Garcia (PSL), coordenador da Frente Parlamentar pelo Livre Mercado, destacou que a função da frente é diminuir a intervenção estatal na vida da população, dos empresários e dos trabalhadores. "Sabemos que o Estado, na tentativa de fazer com que a economia vá para frente, só atrapalha. A economia deve ser gerida única e exclusivamente pela iniciativa privada. Desta forma, defendemos um enxugamento estatal e nada melhor que a criação de uma frente parlamentar com os deputados envolvidos com esse sistema, para assim atuar neste sentido", disse. O parlamentar também evidenciou a necessidade de palestras e eventos que possam levar conhecimento a empresários que buscam orientação para seus negócios, para que assim encarem a burocracia e obtenham sucesso em seus negócios.
Notícias relacionadas
- Estudantes do EJA são homenageados na Assembleia Legislativa
- Médico faz palestra sobre o câncer de próstata
- Alunos de Araraquara visitam o Palácio 9 de Julho
- Seminário debate saúde mental de profissionais da segurança pública
- Alesp recebe seminário jurídico sobre eleições 2020
- Seminário discute 10 anos da Política Estadual de Mudanças Climáticas
- Políticas raciais são debatidas em evento
- Alesp recebe seminário sobre Estatuto da Segurança Privada
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições