Frente Parlamentar do Agronegócio realiza seminário sobre segurança no campo


19/09/2019 15:03 | Encontro | Da redação - Foto: Fernando Oliveira

Compartilhar:

Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240134.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240135.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240136.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Encontro realizado nessa quinta-feira (19/9) reuniu parlamentares, secretários de Estado e empresários para contextualizar e discutir a realidade da segurança nas zonas rurais.

Uma das medidas tomadas na reunião foi a criação do "Observatório da Segurança no Campo", que desenvolverá um banco de dados e informações para auxiliar autoridades a combater crimes relacionados ao setor. "O observatório, junto com representantes de todas as secretarias e segmentos do setor, vai ser um diagnosticador de problemas, criando índices que vão orientar o resultado das ações novas e das ações que já estão sendo implantadas", explicou o coordenador da reunião, deputado Itamar Borges (MDB).

Também foi apresentado pelas secretarias da Segurança Pública e da Agricultura o programa Rotas Rurais, que mapeará mais de 200 mil quilômetros de áreas rurais no Estado de São Paulo. A secretária-executiva em exercício de Agricultura e Abastecimento, Gabriela Chiste, explica que o programa usará como porta de entrada um convênio, já existente, na Secretaria. "Esse convênio firmado entre o Governo do Estado e os municípios vai fazer a implementação tecnológica dentro do município".

Ela explicou também que será necessário que a prefeitura ou a guarda civil insiram informações para que o programa funcione de forma efetiva.

O deputado Fernando Cury (PPS) disse que o tema discutido no seminário é muito sensível, bastante evidente atualmente e que é necessário que todos tenham noção da situação. "A gente teve a oportunidade de integrar a Secretaria da Agricultura, a Secretaria da Segurança e a Secretaria da Justiça com o Parlamento e com as entidades de toda a cadeia produtiva, todo mundo que está envolvido nessa problemática", comentou.

O Observatório também levará informações técnicas para os parlamentares.


alesp