Projeto determina quantidade mínima de enfermeiros na rede pública


24/09/2019 15:34 | Saúde | Ines Jordana - Fotos: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Parlamentares na comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240357.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Analice Fernandes preside a comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240358.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Edmir Chedid e José Américo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240359.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> André do Prado e Caio França<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg240360.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Um projeto, aprovado pela Comissão de Saúde realizada na terça-feira (24/9), determina a quantidade dos diferentes níveis de formação dos profissionais de enfermagem no cuidado de pacientes em hospitais da rede pública estadual. Segundo a deputada Analice Fernandes (PSDB), autora da iniciativa, o quantitativo desses profissionais será estabelecido de acordo com o grau ou necessidade de cada paciente. O encontro foi realizado no Plenário José Bonifácio.

"Estabelecendo esse quantitativo damos qualidade tanto para o paciente que recebe o atendimento de enfermagem, como a segurança técnica para esses profissionais que precisam de um número adequado para que a assistência prestada seja eficaz e eficiente", destacou a parlamentar.

Ainda de acordo com Analice, a medida poderá ser seguida por outras unidades de saúde do Estado ampliando um serviço de qualidade e benéfico para todos. "Eu acredito que a rede pública adotando esse dimensionamento, vai facilitar para outras instituições tanto privada como filantrópica do nosso Estado adotarem o mesmo sistema", concluiu.

A medida foi baseada na Resolução 543/2017 do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

Os parlamentares ainda aprovaram a realização de uma audiência pública, solicitada pela deputada Janaina Paschoal (PSL), para ouvir representantes de profissionais de saúde para que apresentem iniciativas na área de telemedicina. "Nesse primeiro momento nosso papel é reunir esses profissionais dando o espaço e incentivo para suas manifestações", concluiu.

A reunião ainda debateu outros assuntos como a extinção da Fundação para o Remédio Popular (Furp). Durante o debate foi sugerido um convite ao Secretário de Saúde para falar sobre os medicamentos produzidos pela fundação. "Nós precisamos de uma garantia do estado que esses remédios chegarão nas nossas Unidades Básicas de Saúde, que é onde acontece a atenção básica ", concluiu a deputada Analice Fernandes, presidente dos trabalhos.

Além dos citados, estiveram presentes os deputados Alex de Madureira, André do Prado, Ataide Teruel, Caio França, Edmir Chedid, Edna Macedo, Itamar Borges e José Américo.

alesp