Sessão solene abre os trabalhos do IBGE para o Censo 2020 no Estado de São Paulo


11/10/2019 17:44 | Sessão Solene | Maurícia Figueira - Fotos: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Francisco Garrido Barcia, Mauro Bragato e Cel. Viana<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg241743.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Francisco Garrido Barcia e Mauro Bragato<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg241742.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ana Kazan<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg241741.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg241744.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg241745.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg241746.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público no plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg241747.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Visitar todos os domicílios brasileiros a fim de conhecer quem somos, quantos somos, qual a nossa escolaridade, nosso emprego, renda e religião. Esse é o objetivo do censo demográfico brasileiro que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizará novamente no próximo ano. No Estado de São Paulo, serão visitados mais de 14 milhões de domicílios e, com base nesses números, deverão ser elaboradas políticas públicas nas mais diversas áreas.

Dando início ao censo 2020 no Estado de São Paulo, foi realizada na manhã desta sexta-feira (11/10) uma sessão solene no plenário Juscelino Kubitschek.

Para Ana Kazan, coordenadora das reuniões do censo, essas reuniões são uma oportunidade de engajar a população nos trabalhos do censo, apresentar a equipe do IBGE para a população, além de divulgar os processos seletivos realizados para contratar mão de obra temporária para a realização do processo.

O deputado Mauro Bragato (PSDB), que presidiu a solenidade, destacou a importância das informações, principalmente em um Estado cuja população é tão diversa, como São Paulo. "Precisamos ter essas informações o mais detalhadamente possível. São Paulo é do tamanho de um país. São 46 milhões de habitantes", enfatizou o parlamentar.

Geração de emprego

Além da importância demográfica do IBGE, há também a geração de emprego para a realização do censo. Eric Daniele, coordenador administrativo do Censo São Paulo, falou sobre as vagas abertas para essa mão de obra. "Apenas no Estado de São Paulo, são 46 mil vagas divididas em quatro editais", informou Eric. Há um edital aberto para preenchimento de vagas de ensino médio. Em 2020, vão ser abertas mais de 40 mil vagas para os recenseadores, que precisarão ter o ensino fundamental completo. A coleta de dados nos domicílios está prevista para ser realizada entre os meses de agosto e outubro de 2020.

Francisco Garrido, chefe da unidade estadual do IBGE, informou que reuniões serão realizadas em todos os municípios do Estado. Nos próximos dias, o IBGE estará em São Sebastião e, posteriormente, em Presidente Bernardes para planejar o censo 2020. "Esta reunião é uma primeira prestação de contas do que foi realizado e das atividades já realizadas no Estado. Essa mesma dinâmica está sendo desenvolvida para os 645 municípios do Estado de São Paulo", comentou.

A solenidade foi dividida em três momentos. No primeiro, a mesa dos trabalhos foi composta pelo deputado Mauro Bragato, Francisco Garrido, chefe da unidade estadual do IBGE e o Coronel Viana, coordenador operacional da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Em um segundo momento, a mesa foi composta pelos técnicos Ana Kazan, Vando Nascimento, Eric Daniele e Wagner Magalhães. Em seguida foi aberto um painel de perguntas e respostas. "Não tem como fazer planejamento sem os dados da população, sem saber quantos somos, como somos, como vivemos. Isso é importante tanto para o planejamento público como também para o privado. Toda a decisão de investimento é baseada primeiramente nos dados de uma operação censitária", salientou o coordenador técnico do Censo no Estado de São Paulo, Vando Nascimento.

alesp