Seminário do Instituto do Legislativo Paulista debate emendas parlamentares


17/10/2019 16:38 | Encontro | Lucas Pascoto - Foto: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Emendas Parlamentares e Ativismo <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242183.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Denise Soares Ramos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242184.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242185.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O evento ocorreu no auditório Franco Montoro da Assembleia Legislativa de São Paulo na última quinta-feira (17/10). O foco principal do seminário é ensinar como funcionam as emendas parlamentares, como se elabora uma emenda parlamentar e qual a finalidade delas. Denise Soares Ramos, chefe de gabinete da liderança do partido NOVO na Alesp, foi uma das palestrantes do evento. Ela explicou o que são as emendas impositivas apresentadas pelos deputados. "Antes as emendas não eram impositivas, mas depois de uma proposta aprovada em 2017 o deputado tem o direito de colocar no orçamento estadual um montante para determinada demanda. Isso é uma forma do parlamentar atender aos seus eleitores de uma maneira ética e também uma forma de atender uma demanda popular que não é prioritária para o governo."

Para Vinicius Schurgelies, presidente do ILP, é importante que a população conheça o processo legislativo para que participem ainda mais do processo democrático. "A gente constrói a democracia quando desmistificamos o poder legislativo e também quando explicamos qual a função dos legisladores, e ao conhecer mais esse processo pode colaborar com os mandatos dos parlamentares e com a própria democracia".

O próximo evento para falar das emendas parlamentares será na quinta-feira (24/10), as 14 horas, na Assembleia Legislativa de São Paulo.


alesp