Seminário trata sobre os direitos de pacientes pós Poliomielite


24/10/2019 18:12 | Encontro | Ines Jordana - Fotos: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Andrea Rosana Silva e Adalberto Freitas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242683.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242684.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242685.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Monica Tilli, Dra. Damaris Moura, Andrea Rosana Silva, Adalberto Freitas, Tatiana Mesquita e Acary Bulle<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242686.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242687.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião Simpósio Pós Pólio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242688.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242689.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2019/fg242690.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Um seminário promovido pelo deputado Carlos Giannazi (PSOL), na quinta-feira (24/10) teve como principal objetivo discutir melhores condições para a vida e o cotidiano de pessoas portadoras da síndrome Pós Pólio (SPP). O evento deu destaque ao Projeto de Lei 660/2014, que cria o Centro de Referência de Diagnóstico e Tratamento de Pessoas com a SPP e Doenças Neuromusculares.

"Esse é um movimento histórico aqui na Casa que já conseguiu aprovação de um projeto de lei. Porém, a proposta foi vetada pelo governador, e uma das lutas do movimento é pela derrubada imediata desse veto para que tenhamos uma coordenadoria para essa área", explicou o parlamentar.

A síndrome pós-polio é uma desordem neurológica causada por efeitos tardios do vírus da póliomelite aguda, anos antes. Sua principal característica é a perda das funções musculares.

Para o atendimento de pacientes da SPP no Centro de Referência, Diagnóstico e Tratamento o projeto determina a presença de médicos especialistas em neurologia, fisioterapia, fonoaudiologia, terapias e outros profissionais da saúde com amplo conhecimento na causa. "O melhor acompanhamento é o multidisciplinar com médicos, enfermeiros e assistente social, que é fundamental para a orientação do dia a dia, além de fisioterapia motora, respiratória, ocupacional e nutrição", acrescentou Acary Bulle Oliveira, médico neurologista.

O evento contou com a participação de Andrea Silva, presidente da Associação G14 criada em julho de 2014 em apoio aos pacientes da causa. Com 51 anos, Andrea destacou sua luta ao longo desses anos: "É muito importante porque a poliomielite não pode voltar, essa doença é devastadora. A gente gosta de juntar e falar da pólio junto com os sobreviventes, porque apesar dessa erradicação ter acontecido com relação ao vírus, nós ainda estamos aqui", disse.

Com mandado ligado a Pessoas com Deficiência (PCD), o deputado Adalberto Freitas (PSL) esteve presente no evento em apoio a causa. "O que queremos aqui é agregar forças e pessoas para assim conquistarmos a nível de decisões governamentais e termos uma maior atenção a esse grupo", concluiu o parlamentar.

Também em apoio a pacientes da Pós Pólio, a deputada Dra. Damaris Moura (PHS) recebeu em seu gabinete a presidente da Associação G14, que contou e abordou a realidade da doença. Segundo a parlamentar, apesar desses pacientes constituírem um pequeno número da população brasileira, "não significa que eles detenham menos direito daqueles que são maioria". "A dignidade humana é garantida constitucionalmente", finalizou.


alesp