Comissão debate entrada de animais domésticos em repartições


06/11/2019 17:45 | Administração Pública | Laysla Jacob - Fotos: Sérgio Galdino

Compartilhar:

Coronel Telhada e Adalberto Freitas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243439.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Professora Bebel e Marcos Zerbini <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243424.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marcio da Farmácia preside a comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243425.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coronel Telhada, Adalberto Freitas e Valeria Bolsonaro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243426.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marcio Nakashima e Marcio da Farmácia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243427.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares na comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243428.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Administração Pública e Relações do Trabalho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg243440.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta quarta-feira (6/11), a Comissão de Administração Pública e Relações do Trabalho aprovou o Projeto de Lei 775/2017, da deputada Beth Sahão, que autoriza a entrada dos animais nas repartições públicas visando proporcionar integração, descontração e diminuição do estresse nos ambientes de trabalho. A votação durante a reunião foi acirrada, por três votos a três. O desempate, de acordo com o regimento, fica a cargo do presidente da comissão. O deputado Marcio da Farmácia (PODEMOS), responsável pela condução dos trabalhos, justificou o voto que desempatou. "É importante lembrar que os animais domésticos em questão são cães e gatos. Sou a favor da adoção dos animais e muitas vezes eles acompanham os donos porque passam por problemas psicológicos, como também proporcionam conforto na mobilidade de pessoas com deficiência visual", justificou.

O deputado Coronel Telhada (PP) foi contra a proposta e explicou sua posição. "Repartição pública não é lugar pra ficar animal. Eu respeito a opinião daqueles que gostam e querem ficar com animais, mas por outro lado, eu também respeito aqueles que não gostam ou possuem trauma, e não querem um animal próximo. Acredito que o lugar adequado é em casa, e não no ambiente de trabalho. Não se pode confundir as coisas", afirmou. Telhada também comentou a questão da higiene no espaço, dos ruídos como latidos, e também a questão em que raças de cachorro são mais temidas, como no caso de Pit Bulls.

O texto esclarece que o animal deve ser conduzido por uma guia, e que suas necessidades devem ser atendidas pelo dono. A proposta segue agora para a avaliação da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento.

No encontro, os deputados também concordaram em convidar a diretora do Departamento de Perícias Médicas de São Paulo (DPME), Bartyra Câmara Gomes Granata. O requerimento foi feito pela deputada Professora Bebel (PT), e tem o propósito de esclarecer questões relacionadas às perícias médicas de servidores públicos estaduais.

Participaram da reunião os deputados Adalberto Freitas, Coronel Telhada, Marcio da Farmácia, Marcio Nakashima, Marcos Zerbini, Professora Bebel, Rafael Silva, Teonilio Barba e Valeria Bolsonaro.

alesp