Comissão de Saúde discute formas de combate à dengue em 2020


26/11/2019 15:38 | Saúde | Laysla Jacob - Fotos: Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Analice Fernandes e José Henrique Germann<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg244529.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Eduardo Fogolin Passos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg244530.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Henrique Germann<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg244531.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marcos Boulos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg244532.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maria do Carmo Timensteky<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg244533.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maria do Carmo Timensteky, José Eduardo Fogolin Passos, Analice Fernandes, José Henrique Germann e Marcos Boulos	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg244534.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Janaina Paschoal, André do Prado e Alex de Madureira	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2019/fg244535.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Formas de prevenção e medidas de combate à dengue foram tema exclusivo de reunião da Comissão de Saúde nesta terça-feira (26/11). O encontro recebeu autoridades na doença para estudar as formas que o Poder Público pode atuar para impedir a proliferação de vírus por meio do mosquito Aedes Aegypt.

Foram convidados para a reunião o secretário da Saúde, José Henrique Germann; o presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS/SP), José Eduardo Fogolin Passos; Adriana Bugno e Maria do Carmo Timenetsky, ambas representando o Instituto Adolfo Lutz; e o coordenador do Programa Estadual de Arboviroses, Marcos Boulos.

José Eduardo Fogolin Passos é secretário da Saúde de Bauru/SP, além de presidente do COSEMS. A cidade localizada a 330 km da capital registrou epidemia de casos da doença. Passos destacou que apenas ações vinculadas à secretaria não são suficientes. "O que avaliamos ser necessário, em primeiro lugar, é a mudança de quem coordena os programas de combate às arboviroses. É necessário que isso saia das secretarias da saúde, municipal e estadual e seja tratado pelo próprio gabinete do prefeito, governador e mesmo do presidente. Existe a necessidade de ações também na área da educação, infraestrutura e desenvolvimento urbano", explicou Fogolin.

"Como exemplo, é preciso mais divulgação de informações quanto à dengue, a nível de educação. A infraestrutura e a zeladoria das cidades também estão ligadas aos focos de criadouro do mosquito. O país precisa de coleta seletiva, limpeza pública e dar o devido destino ao lixo urbano", completou o secretário. Passos ainda destacou a urgência de um orçamento próprio para as políticas de combate, assim como uma lei própria que possa extrapolar as responsabilidades das secretarias de Saúde.

A presidente da comissão, deputada Analice Fernandes (PSDB), foi responsável por intermediar o debate e comentou a preocupação que tem pairado sobre as secretarias municipais de saúde. "As arboviroses têm trazido um transtorno muito grande para os municípios. Todos os prefeitos, quando falam em investimento, sabem que a saúde é a que mais necessita de orçamento, ainda mais em um momento em que a população tem migrado de uma assistência de saúde privada para a pública. Existe uma demanda muito grande por parte dos municípios que o governo precisa ajudar", disse Analice.

Esforço comum

José Henrique Germann acompanhou a explicação dos convidados e respondeu a dúvidas pontuais dos deputados. "Estabelecemos um esforço comum entre todos que vieram, junto aos deputados. Toda vez que colocamos qualquer assunto em discussão temos um aprendizado. Temos problema de financiamento e de estrutura, como também o problema de inexistir, de fato, vacina. Ainda existem as questões relacionadas ao mosquito, e que são muito mais difíceis de trabalhar que o próprio vírus. Foi uma reunião longa, mas muito produtiva, junto a esses representantes que são referência no assunto", avaliou Germann.

No decorrer do encontro, ainda foram destacadas as necessidades de monitoramento das áreas que apresentaram os mosquitos infectados, qual a tendência para outras áreas e quais os tipos de vírus encontrados nos insetos.

Compareceram à reunião os deputados Alex de Madureira, Analice Fernandes, André do Prado, Ataide Teruel, Beth Sahão, Caio França, Edna Macedo, Estevam Galvão, Janaina Paschoal e José Américo.

alesp