Fórum debate a relevância das policiais penais no Brasil


12/03/2020 15:23 | Encontro | Barbara Moreira - Foto: Sergio Galdino

Compartilhar:

Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2020/fg247786.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fabíola Castilho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2020/fg247787.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2020/fg247788.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fabíola Castilho, Edleidy Pereira e Aline Lara<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2020/fg247789.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vania Regina, Adriana Martorelli e Marcia Póvoa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2020/fg247790.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Alesp sediou, nesta quinta (12/3), o 1° Fórum das Mulheres Policiais Penitenciárias Penais do Brasil no Estado de São Paulo. O evento que ocorreu no auditório Teotônio Vilela teve como tema o reconhecimento, a valorização e os desafios enfrentados por essas mulheres no sistema prisional, com o objetivo de dar visibilidade a elas. As parlamentares Monica da Bancada Ativista e Isa Penna, ambas do PSOL, apoiaram a iniciativa.

"O Fórum das Mulheres Policiais Penais é inédito no país, após quase 20 anos de luta, nossa PEC foi promulgada no ano passado", afirmou a policial penal e organizadora do evento, Fabíola Castilho. A Emenda Constitucional n°104, de 2019 reconheceu a categoria. Fabíola também é fundadora do blog "Guerreiras no Sistema Prisional".

O senador Major Olímpio estava presente no evento e reconheceu a importância da mudança, pois os antigos agentes penitenciários compartilhavam das obrigações e do risco de vida enfrentado pela polícia, mas não eram protegidos legalmente. Porém, ele pontuou: "com a condição de policiais penais a Constituição está dando essa garantia, só que precisamos que ela seja estendida e para a mulher é necessário um cuidado maior ainda".

A mesa do fórum foi composta somente por mulheres. Cinco palestrantes abordaram temas como trajetória, força, impacto do contexto prisional na saúde física e mental e os aspectos gerais do sistema penitenciário paulista, o maior do Brasil.


alesp