Frente Parlamentar na Alesp discute cooperação inédita em Ciência e Tecnologia

Parceria entre Estado, universidades e empresas prevê desenvolvimento tecnológico e geração de empregos no Estado de São Paulo
22/03/2024 16:05 | Inovação | Redação - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento da Ciência<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg321160.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento da Ciência<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg321143.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento da Ciência<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2024/fg321144.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia, Inovação e sua Integração com o Mercado de Trabalho, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, coordenada pelo deputado Luiz Claudio Marcolino (PT), realizou mais uma reunião nesta sexta-feira (22). Um dos destaques do encontro foi o anúncio de uma parceria entre o Legislativo Paulista, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a comunidade acadêmica para a elaboração de um termo de cooperação para o desenvolvimento tecnológico.

A atividade, realizada no Plenário Tiradentes da Alesp, contou com a presença de representantes do MCTI, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Universidade de São Paulo (USP).

Segundo o deputado Marcolino, a proposta da Frente é realizar uma parceria inédita que contribuirá na produção legislativa com a parceria estratégica entre o meio acadêmico e a indústria.

"A ideia é construir com o MCTI um termo de cooperação para que possamos pensar em uma legislação estadual, adequando com a legislação federal, e que dialogue com os municípios paulistas, para que possamos ter um ambiente tecnológico e de inclusão que envolva a todos os parceiros. Esse processo de inovação é necessário que chegue em todo o Estado de forma integrada", enfatizou o parlamentar.

Novas tecnologias

Henrique de Oliveira Miguel, secretário de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital do MCTI, reforçou a importância de explorar as novas soluções tecnológicas para o desenvolvimento econômico.

"Com o crescimento da internet e o desenvolvimento de novos equipamentos, é possibilitado o uso intenso da Inteligência Artificial. A preocupação do Estado como um dos motores de desenvolvimento de ciência e tecnologia do país é alinhar esses esforços com o setor empresarial e o setor acadêmico dos mais diferentes níveis de poder (federação, estados e municípios)," reforçou ele.

Parceria estratégica

A participação de entidades voltadas para a pesquisa será um instrumento para o aprimoramento de proposições estaduais que atendam diversos segmentos do mercado, como a indústria e a agropecuária.

"Trabalhamos fortemente com uma agenda legislativa da pesquisa agropecuária. É um desafio imenso monitorar, identificar e propor políticas públicas," complementou Cynthia Cury, chefe da assessoria de Relações Institucionais e Governamentais da presidência da Embrapa.

A Frente Parlamentar, lançada em 1º de junho de 2023, tem por objetivo se tornar um fórum de discussão sobre ecossistemas de inovação na conversão de diretrizes para que as pesquisas, projetos, programas de inovação e os empregos gerados nessa área possam beneficiar a população. Os trabalhos desenvolvidos a partir do termo de colaboração serão coordenados pelo MCTI em parceria com a Frente.

alesp