Frente Parlamentar discute uso da Cannabis Medicinal para redução de danos em usuários
20/06/2024 15:21 | Saúde | Fagner Moura - Fotos: Bruna Sampaio





A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, nesta quinta-feira (20), uma reunião da Frente Parlamentar da Cannabis Medicinal e do Cânhamo Industrial. O encontro foi realizado no auditório Teotônio Vilela e teve como temática "Cannabis e Redução de Danos". Coordenada pelo deputado Caio França (PSB), estiveram presentes também o deputado Eduardo Suplicy (PT), especialistas e pessoas que realizam tratamento para a dependência química.
"Resolvemos trazer casos concretos de pessoas que utilizaram a Cannabis Medicinal para reduzir os danos pelo uso de outras drogas e especialistas para discutir o assunto. O tratamento da dependência química é um desafio no mundo moderno", disse Caio França.
Suplicy, que é vice coordenador da Frente Parlamentar, destacou os resultados práticos em usuários de drogas. "Estamos ouvindo o depoimento de diversas pessoas que passam pelo tratamento de dependência química e, graças ao uso desse medicamento, estão conseguindo se livrar do vício e ter qualidade de vida", avaliou.
Andréia Galassi, médica e coordenadora do Centro de Referência sobre Drogas e Vulnerabilidades Associadas, trabalhou uma pesquisa com dois grupos de pacientes que adotaram metodologias distintas de tratamento contra o vício em crack. Ela concluiu que "os resultados foram promissores para quem recebeu o canabidiol, que teve a redução do uso de crack maior que aqueles que receberam os medicamentos convencionais, sem apresentar efeitos colaterais".
A doutora em Saúde Coletiva Janaína Rubio falou sobre os impactos do uso de substâncias como o crack e a cocaína associadas ao álcool, e como a cannabis auxilia para retirar o dependente do ciclo vicioso. "A associação do álcool com essas drogas é extremamente tóxica para o coração e o fígado. Existem estudos que demonstram a eficácia da cannabis para a redução de danos inclusive para opioides (heroína)", alertou a médica.
Recomeço
Cleiton Ferreira participa de um projeto social que o retirou das ruas, onde fazia consumo de drogas. Para ele, o trabalho de redução de danos é amplo e gera oportunidade social para tirar o indivíduo da invisibilidade.
"Ter um lugar para dormir e para realizar uma atividade foi importante para sair daquela realidade", relembrou ele.
Atualmente, Cleiton utiliza o óleo da Cannabis Medicinal para auxiliar no tratamento da dependência química e para a redução da ansiedade.
Estigmas
Abordar sobre as drogas é o primeiro passo para que seja criada uma rede de proteção que facilite o tratamento ao dependente químico. Janaína Rubio apresentou um estudo que trata sobre o estigma relacionado ao tipo de substância consumida. "O álcool é regulamentado e muitas pessoas não reconhecem a dependência pela bebida. Quando se trata do uso da maconha, a família finge não saber ou o usuário esconde. Mas quando o vício é pelo crack, o usuário é expulso de casa, vai parar nas ruas e não sabe como solicitar auxílio", explicou.
"Pessoas em situação de vulnerabilidade social extrema, com baixa escolaridade, baixa renda, negras e periféricas são apontadas como o perfil dos usuários de crack. Fica um grande estigma que parece que só eles usam. Conheci pessoas bem sucedidas que eram usuárias e não queriam fazer parte da pesquisa", recordou ela.
Assista ao evento, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:
Mais imagens do evento: https://www.flickr.com/photos/assembleiasp/albums/72177720318083597/with/53804413211/
Notícias relacionadas
- Estruturação da relação federativa é primordial, afirma ministra da Saúde em visita à Alesp
- Plano de trabalho da Comissão de Saúde inclui regionalização e regulação de serviços estaduais
- Comissão de Saúde da Alesp dá aval a 27 projetos de lei
- Queda nos casos de Covid-19 deve levar Rede Hebe Camargo a recorde de atendimento oncológico
- AO VIVO: Comissão de Saúde da Assembleia recebe secretário executivo estadual
- A parlamentares, governo do Estado garante compra de testes para Covid e kits de entubação
- Analice Fernandes, do PSDB, assume a Comissão de Saúde
- Comissão de Saúde volta a se reunir após o recesso parlamentar
Notícias mais lidas
- Alesp aprova aumento de 10% no Salário Mínimo Paulista, que passa a ser de R$ 1.804
- Alesp recebe audiência pública em defesa dos servidores do Tribunal de Justiça de São Paulo
- Lei que transformou dor de família em ações que salvam milhares de vidas completa 10 anos
- Encontro na Alesp define reivindicações de servidores da Polícia Civil ao Executivo
- Veículos híbridos de SP terão isenção do IPVA por dois anos; confira regras aprovadas pela Alesp
- Governo envia à Alesp projetos com diretrizes orçamentárias para 2026 e reajuste do mínimo paulista
- Reajuste salarial de servidores é tema da 56ª Sessão Ordinária da Alesp; assista à transmissão
- Dia Nacional do Café: como a pesquisa científica gera tecnologia no agro e desenvolvimento para SP
- Alesp aprova e estado de SP terá novo serviço de fiscalização de alimentos de origem vegetal
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações