Opinião - Consumidor e seus direitos
Há 29 anos, a Lei 8.078/1990, que dispõe sobre o Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC), regula as relações de consumo e tem se firmado como grande evolução do mercado de consumo. Tal avanço é de extrema importância, pois a todo instante nos deparamos com questões relacionadas ao tema, seja por meio de uma compra via internet, loja, ou a domicílio, seja por contratação de um serviço de telefonia, tevê por assinatura, plano de saúde ou serviços públicos.
O Código de Proteção e Defesa do Consumidor estabelece princípios a serem seguidos por toda sociedade, porém ainda é grande o número de pessoas que desconhecem seus direitos. Para resguardar-se antes, durante e depois de uma compra, é preciso saber exatamente o que está comprando. As especificações de quantidade, características, composição, qualidade, tributos incidentes e preço devem estar claras, bem como a forma adequada de usar tal produto.
O consumidor também deve ser avisado pelo fornecedor sobre os possíveis riscos que eles podem oferecer a sua saúde ou segurança. Além disso, deve ser orientado sobre o uso adequado dos itens adquiridos. Após todas as informações claras, o consumidor tem todo o direito de escolher o produto ou serviço que achar melhor, sem nenhuma interferência do fornecedor.
Por fim, antes de finalizar a compra, o consumidor tem direito de modificar as cláusulas contratuais que estabeleçam prestações desproporcionais, ou sua revisão em razão de fatos posteriores que as tornem excessivamente onerosas. Um ponto importante nessa parte é sobre a propaganda do produto. Se o consumidor vir o produto em um anúncio de tevê, internet, ou em um catálogo, e ao recebê-lo perceber que o mesmo não está como anunciado, tem direito de exigir o que foi apresentado.
No caso de serviços públicos, empresas concessionárias ou permissionárias, o consumidor tem direito à prestação de serviço eficiente e de qualidade, e se o consumidor for desrespeitado de alguma forma, deve imediatamente exigir os seus direitos.
Os órgãos de proteção e defesa do consumidor são preparados para autuar e cobrar empresas que não respeitem o consumidor. Todos somos consumidores e devemos exigir que nossos direitos sejam respeitados como diz a lei, afinal nós brasileiros temos a lei mais completa do mundo na defesa dos direitos do consumidor.
Jorge Wilson Xerife do Consumidor é deputado pelo PRB
Notícias relacionadas
- Zumbi dos Palmares, presente
- Fortalecimento das ferrovias é vital para o desenvolvimento e criação de empregos
- Opinião - Dia das Crianças: Precisamos falar sobre a erotização infantil!
- Meu ponto de vista sobre os debates no Plenário da Alesp
- Repúdio às declarações de Fernando Haddad
- Opinião - PRB agora é Republicanos
- Opinião - Em pleno século XXI voltamos à Idade Média na questão da liberdade religiosa?
- Opinião - A melhor compra para o Dia das Mães
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações