Campanha de alerta para o sarampo avança em comissão


03/09/2019 17:40 | Saúde | Laysla Jacob - Fotos: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Fernando Cury e Ataide Teruel<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239232.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Analice Fernandes preside a comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239233.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Janaina Paschoal<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239234.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares na comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2019/fg239235.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Saúde aprovou nesta terça-feira (3/9) o Projeto de Lei que cria a campanha de alerta para casos de sarampo, proposto pelo deputado Rodrigo Gambale (PSL). O PL 385/2019 estabelece que sejam colocados, em diversos locais, cartazes que falem sobre os riscos da doença, seus sintomas e a necessidade de se vacinar. A proposta ganha peso no momento em que o Estado já apresenta aumento nos casos de sarampo.

A deputada Analice Fernandes (PSDB), presidente da comissão, alertou que todos se vacinem contra a infecção viral. "O grande problema que nós estamos enfrentando é com relação ao sarampo, que é a pauta do dia e preocupa não só São Paulo, como também o país. É uma doença que havia sido erradicada, e que voltou por conta da veiculação de notícias falsas a respeito, como de que as pessoas não devem tomar vacina. Isso não é verdade, a vacina não causa transtornos e nem malefícios, pelo contrário, ela previne a doença. É importante que todos se vacinem", destacou.

A comissão também aprovou o PL 523/2019, que incentiva a doação das notas fiscais do Programa Nota Fiscal Paulista para as Santas Casas do Estado. O objetivo do projeto do deputado Rafa Zimbaldi (PSB) é que as doações auxiliem com o custo da prestação dos serviços para a população. O texto determina que as farmácias incentivem a destinação das notas, disponibilizando caixas coletoras do cupom fiscal.

Ambos os projetos agora serão avaliados pela Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento, que irá avaliar os custos da iniciativa para os cofres públicos.

A reunião contou ainda com os deputados Analice Fernandes, André do Prado, Ataide Teruel, Edna Macedo, Fernando Cury, Janaina Paschoal e José Américo.

Os encontros da Comissão de Saúde são abertos ao público e realizados todas as terças-feiras, às 14h30, na Alesp.

alesp