Setembro tem campanha de valorização à vida
05/09/2023 16:25 | Saúde | Jaqueline Fervolli
Com destaque para o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, celebrado no dia 10, a campanha de valorização à vida é ainda mais intensificada neste período, por meio do "Setembro Amarelo".
Com origem a partir da Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio, posteriormente endossada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a data tem como principal intuito despertar a necessidade de discussão sobre o tema.
No Brasil, dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, apontaram 16.262 mortes por suicídio em 2022, uma média de 44 por dia. Especialistas apontam preocupação nos dados, já que para cada morte há outras dezenas de tentativas.
Neste sentido, campanhas sobre a importância da saúde mental e sobre caminhos para obter ajuda e suporte emocional se fazem cada vez mais necessárias. É importante que todos saibam que há recursos de ajuda, em casos de intenção de suicídio. Um deles é o Centro de Valorização da Vida (CVV), que pode ser acessado 24 horas por dia por telefone, pelo número 188, além do chat. A Alesp oferece atendimento psicológico para os servidores na Divisão de Atendimento de Saúde ao Servidor.
Projetos aprovados na Alesp
A Alesp vem legislando sobre o tema Saúde Mental. A Lei 17.300/2020, por exemplo, de autoria da deputada Marta Costa (PSD), institui o Programa de Prevenção de Violências Autoprovocadas ou Autoinfligidas no Estado. O objetivo é atender e capacitar policiais civis e militares, polícias técnica científica, profissionais da Fundação Casa e Secretaria da Administração Penitenciária para o auxílio e o enfrentamento da manifestação do sofrimento psíquico e do suicídio.
Aprovado recentemente pelo Colegiado, o Projeto de Lei 295/2018, proposto pela deputada Beth Sahão (PT), institui o Projeto "Cuca Legal", programa a ser desenvolvido em parceria entre as Secretarias de Educação e Saúde do Estado de São Paulo, voltado para os cuidados, proteção e ações preventivas relacionados à saúde mental da população. A proposta legislativa aguarda sanção do governador.
Também foi lançada na atual Legislatura a Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental. Com coordenação da deputada Andrea Werner (PSB), o grupo conta com o apoio de mais 46 parlamentares paulistas e segue com a missão de discutir junto a sociedade civil iniciativas que possam contribuir para a criação de políticas públicas sobre o tema. Esses são apenas alguns dos exemplos de iniciativas ligadas ao tema.
Notícias relacionadas
- Alesp se ilumina de azul para destacar importância da conscientização sobre a síndrome de Angelman
- Aleitamento: Alesp atua pela conscientização sobre hábito que cria conexões e salva vidas
- Alesp realiza seminário sobre acidente vascular cerebral
- Parlamentares da Alesp vão a Paraisópolis premiar projetos sobre cannabis medicinal
- Queda nos casos de Covid-19 deve levar Rede Hebe Camargo a recorde de atendimento oncológico
- A parlamentares, governo do Estado garante compra de testes para Covid e kits de entubação
- Parlamentares convidam ex-superintendente do Iamspe para esclarecimentos
- Ex-secretário de Saúde da capital presta esclarecimentos em CPI
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Deputado pede a Estado proteção a perito que relatou pressão na investigação do caso Vitória
- Alesp aprova ampliação da licença-paternidade de servidores para 20 dias
- Alesp aprova aumento de 10% para policiais militares, civis e técnico-científicos
- Língua geral paulista: antes do português, São Paulo tinha sua própria forma de comunicação
- Quadro de Apoio Escolar pede aprovação de piso nacional no Senado
- São Paulo pode ter bebedouros públicos para animais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações