Alesp aprova cessão de naming rights de áreas públicas, recarga de elétricos em prédios e mais; veja
16/12/2025 22:55 | Plenário | Matheus Batista - Fotos: Rodrigo Romeo
O Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou, em Sessão Extraordinária realizada nesta terça-feira (16), projetos de autoria parlamentar voltados para o empreendedorismo e para a defesa dos direitos dos consumidores paulistas.
Ao todo, os deputados e as deputadas da Casa aprovaram 53 projetos, com propostas para a Saúde, Pessoas com Deficiência, Defesa dos Animais, Segurança Pública, Educação e Cultura.
Entre as propostas que buscam fortalecer a economia do Estado, está o Projeto de Lei 677/2023, que disciplina a venda dos direitos de nomeação (popularmente conhecidos como naming rights) de equipamentos e eventos públicos.
A proposta, de autoria dos deputados Leonardo Siqueira (Novo), Altair Moraes (Republicanos) e Tomé Abduch (Republicanos), visa a garantia jurídica e respaldo legislativo para que gestores públicos possam firmar contratos com empresas privadas afim de aumentar a receita pública e a melhoria desses espaços.
O Plenário da Alesp aprovou também o Projeto de Lei 425/2025, de autoria dos deputados Marcelo Aguiar (Podemos) e Donato (PT), que busca assegurar o direito à instalação de estações de recarga para veículos elétricos em edificações residenciais e comerciais do estado.
De acordo com o texto da proposta, os condomínios poderão dispor sobre os padrões técnicos e a responsabilização por danos ou consumo, mas ficam proibidos de impedir a instalação dos pontos de recarga sem justificativa de segurança.
Prática comum nas estações de trem e metrô de São Paulo, deixar a passagem livre no lado esquerdo das escadas rolantes também pode passar a ser lei em todo o estado. O Projeto de Lei 276/2025, do deputado Dr. Jorge do Carmo (PT), foi aprovado pelo Plenário da Alesp e busca disciplinar o uso das escadas estações, terminais rodoviários e aeroportos.
Direito do consumidor
De autoria dos deputados Marina Helou (Rede) e Guilherme Cortez (Psol), o Projeto de Lei 1311/2023, que torna obrigatória a disponibilização de cardápios impressos em bares e restaurantes, também foi aprovado pelo Plenário da Alesp.
Se sancionada, a proposta prevê penalidades para os estabelecimentos comerciais que não cumprirem a nova determinação, estipuladas com base no Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Já o Projeto de Lei 1315/2023, proposto pelo deputado Jorge Wilson Xerife do Consumidor (Republicanos), busca obrigar que empresas de cartões de crédito ou débito avisem seus clientes sobre o bloqueio dos cartões. De acordo com o autor, a prática do cancelamento sem aviso prévio das operadoras é comum e vai contra o CDC.
Com o objetivo conferir eficiência para a Administração Pública, o Projeto de Lei 21/2024, também aprovado em Plenário, cria um "balcão virtual" para atendimento humanizado em sites de órgãos públicos estaduais.
De autoria dos deputados Léo Oliveira (Novo) e Carla Morando (PSDB), a proposta é que plataformas digitais contem com atendimentos, mediados por atendentes humanos, para esclarecimento de dúvidas sobre autorizações, registros, licenças, entre outros.
Serviços
Visando o combate ao desperdício de alimentos no estado, o Projeto de Lei 416/2020, de autoria dos deputado Gil Diniz (PL), Márcio Nakashima (PDT) e Carla Morando (PSDB), autoriza o Poder Executivo a estabelecer campanha de apoio e orientação sobre soluções para a doação de alimentos e refeições prontos para consumo não comercializados.
Ainda na área da prestação de serviços, o Projeto de Lei 286/2025, do deputado Dirceu Dalben (Cidadania) obriga que empresas de energia elétrica, telefonia e internet a removerem os cabos e fiações instaladas por elas a fim de evitar intercorrência nas redes.
Já o Projeto de Lei 1257/2019, proposto pelo deputado Emídio de Souza (PT), pretende alterar a Lei 6.544/1989, que versa sobre as licitações e contratos estaduais, para que a comprovação de idoneidade social passe a ser uma exigência para a habilitação de empresas.
Se sancionada, a norma fará com que seja obrigatória a apresentação de documentação que comprove observância aos direitos de crianças e adolescentes, idosos, à identidade de gênero e ao meio ambiente. Além também de normas internas que garantam igualdade salarial e de oportunidade entre gêneros e de combate à discriminação.
Por fim, o Projeto de Lei 630/2025 assegura o direito à meia-entrada em eventos culturais, esportivos e similares aos cidadãos escolhidos para atuação como mesários, secretários e demais trabalhos da Justiça Eleitoral. A proposta é garantir o benefício pelo período de dois anos a partir da nomeação e comprovada atuação em eleições, plebiscitos ou referendos.
Políticas estaduais
Para garantir o acesso público permanente às informações relativas à gestão, qualidade, disponibilidade, uso e riscos associados aos recursos hídricos do estado, o Projeto de Lei 1035/2025, proposto pela deputada Monica Seixas do Movimento Pretas (Psol), cria a Política Estadual de Segurança do Abastecimento de Água.
Na mesma sessão, os parlamentares aprovaram também a criação de novas políticas estaduais. De autoria do deputado Luiz Claudio Marcolino (PT), o Projeto de Lei 656/2024 institui a Política Estadual de Economia de Impacto, com instrumentos de fomento e crédito para empreendimentos que ações socioambientais e sustentáveis.
Também segue para a sanção do governador o Projeto de Lei 435/2025, de autoria da deputada Paula da Bancada Feminista (Psol) e de outras dez deputadas estaduais, que institui o Selo Empresa Amiga do Cuidado. O título será conferido para organizações que permitam o abono de faltas aos seus empregados em casos de compromissos escolares ou de saúde de seus filhos e tutelados. De acordo com a proposta, a empresa certificada com o selo poderá obter pontuação adicional em editais e licitações da Administração Pública.
Por fim, o Projeto de Lei 551/2025, do deputado Valdomiro Lopes (PSB), institui o programa Minha Casa de Cara Nova para promover a recuperação e modernização de conjuntos habitacionais de interesse social. De acordo com a proposta, o programa contará com recursos de diferentes fundos estaduais, além de parcerias com a iniciativa privada e aportes federais.
Notícias relacionadas
- Congresso de Comissões da Alesp analisa proposta do Executivo que visa desburocratizar ações na área da educação
- Assembleia Legislativa reconhece calamidade pública nos municípios em razão da pandemia
- Proposta de ajuste fiscal do governo do Estado é aprovada na Assembleia Legislativa
- Parlamentares iniciam votação de projeto com medidas para ajuste fiscal no Estado
- Projeto sobre ajuste fiscal continua em pauta na Assembleia Legislativa
- Legislativo tem mais uma sessão de debates sobre proposta de ajuste fiscal do governo
- Discussão sobre ajuste fiscal no Estado avança em mais uma sessão do Legislativo
- Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2021 avança e deve ser votado na próxima quinta-feira
Notícias mais lidas
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Alesp homenageia professor Élcio Vieira e padre Rodrigo Natal com Colar de Honra ao Mérito
- Demissão de professores e salário de policiais pautam Sessão Ordinária da Alesp; assista
- Comissão de Infraestrutura aprova nome de novo diretor-presidente da Arsesp
- Audiência na Alesp se coloca contra projeto de Reforma Administrativa da Educação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações