
Comissão de Educação - 15ª Legislatura
26/08/2003 - Reunião de Pauta
ATA DA SÉTIMA REUNIÃO ORDINÁRIA DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, DA PRIMEIRA SESSÃO LEGISLATIVA, DA DÉCIMA QUINTA LEGISLATURA.
Aos vinte e seis dias do mês de agosto, do ano de dois mil e três, às quatorze horas e trinta minutos, no Plenário "Tiradentes", no Edifício da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, realizou-se a Sétima Reunião Ordinária da Comissão de Educação, da Primeira Sessão Legislativa, da Décima Quinta Legislatura, sob a presidência do Deputado Carlinhos Almeida. Presentes os Senhores Deputados Maria Lúcia Amary, Edson Gomes, Geraldo Lopes (membros efetivos), Pedro Tobias e Roberto Felício (membros substitutos). Ausentes os Senhores Deputados Maria Lúcia Prandi, Adilson Rossi e José Carlos Stangarlini. Havendo número regimental, o Senhor Presidente declarou abertos os trabalhos, tendo sido dispensada a leitura da ata da reunião anterior, a qual foi dada por aprovada. A seguir, passou-se à apreciação da matéria constante da Pauta.
Item 1 - Projeto de lei complementar nº 73/2000, de autoria do Deputado Pedro Tobias, que dispõe sobre a concessão de adicional de transporte aos servidores das Classes de Docentes do Quadro do Magistério, da Secretaria da Educação, cujas jornadas semanais de trabalho correspondam, no mínimo, a 30 horas. Aprovado o parecer do relator, Deputado Geraldo Lopes, favorável.
Item 2 - Projeto de lei nº 131/99, de autoria do Deputado Jilmar Tatto, que autoriza o Poder Executivo a criar a Universidade da Zona Sul. Foi relatora a Deputada Maria Lúcia Prandi, que exarou parecer favorável, tendo a Deputada Maria Lúcia Amary apresentado Voto em Separado, contrário. O Deputado Carlinhos Almeida retirou a proposição para vista, nos termos regimentais.
Item 3 - Projeto de lei nº 695/2000, de autoria do Deputado Pedro Tobias, que estabelece limite para cobrança de taxa de inscrição para exame vestibular, destinado ao ingresso em qualquer unidade de ensino superior. Aprovada o parecer do relator, Deputado Adilson Rossi, favorável à proposição e à emenda apresentada pela CCJ.
Item 4 - Projeto de lei nº 680/2001, de autoria do Deputado Roque Barbiere, que dispõe sobre a revista em alunos nas escolas do Estado, através da Secretaria da Segurança Pública. Foi relatora a Deputada Maria Lúcia Amary, com parecer contrário, com Voto em Separado, do Deputado Adilson Rossi, favorável. Concedida Vista ao Deputado Edson Gomes, nos termos regimentais.
Item 5 - Projeto de lei nº 64/2002, de autoria do Deputado Antonio Salim Curiati, que institui o Programa de Bolsas de Estudos para Alunos Carentes. Foi relator o Deputado José Carlos Stangarlini, que exarou parecer contrário, tendo o Deputado Roberto Felício apresentado Voto em Separado, pelas conclusões, contrário à proposição. Concedida Vista ao Deputado Edson Gomes, nos termos regimentais.
Item 6 - Projeto de lei nº 246/2002, de autoria da Deputada Maria do Carmo Piunti, que torna obrigatória a oferta de educação especial, na faixa etária de zero a seis anos, pelo Poder Executivo Estadual. Foi relator o Deputado Edson Gomês, com parecer favorável, tendo a Deputada Maria Lúcia Amary apresentadoVoto em Separado, contrário e com outro Voto em Separado, do Deputado Roberto Felício, contrário. Sem discussão, em votação nominal, foi aprovado o parecer favorável do relator, tendo os Deputados Pedro Tobias e Maria Lúcia Amary votado com o Voto em Separado desta e o Deputado Roberto Felício votado com o seu Voto em Separado.
Item 7 - Projeto de lei nº 325/2002, de autoria do Deputado Campos Machado, que obriga a inclusão do café na merenda escolar de todos os estabelecimentos de ensino da rede pública do Estado. Foi relator o Deputado Adilson Rossi, que exarou parecer favorável. A Deputada Maria Lúcia Amary apresentou Voto em Separado, contrário, tendo o Deputado Roberto Felício também apresentado Voto em Separado, contrário. Concedida Vista ao Deputado Edson Gomes, nos termos regimentais.
Item 8 - Projeto de lei nº 723/2002, de autoria do Deputado Edson Aparecido, que dá a denominação de "Waldir Rodolpho de Castro" à Escola Estadual Cohab Adventista II, na Capital. Aprovado o parecer da relatora, Deputada Maria Lúcia Amary, favorável, "ad referendum" do Plenário.
Item 9 - Projeto de lei nº 155/2003, de autoria do Deputado Roque Barbiere, que veda a utilização de módulos pré-fabricados, em chapa de aço galvanizado, na construção de salas de aula de emergência. Aprovado o parecer da relatora, Deputada Maria Lúcia Amary, favorável.
Item 10 - Projeto de lei nº 169/2003, de autoria do Deputado Hamilton Pereira, que dá a denominação de "Pofª. Maria Apparecida Mendes Silva Lacerda" à EE Jardim Colina, em Pilar do Sul. Aprovado o parecer do relator, Deputado Geraldo Lopes, favorável, "ad referendum" do Plenário.
Item 11 - Projeto de lei nº 212/2003, de autoria do Deputado Luis Carlos Gondim, que dá a denominação de "Profª. Maria de Souza" à EE Jardim Nícia, em Salesópolis. Aprovado o parecer da relatora, Deputada Maria Lúcia Amary, favorável, "ad referendum" do Plenário.
Item 12 - Processo RGL 2803/2003, da Câmara Municipal de Campina do Monte Alegre, que encaminha requerimento solicitando suspensão do processo de Municipalização do Ensino Fundamental naquela cidade. Aprovado o parecer do relator, Deputado Edson Gomes, propondo Arquivamento.
Item 13 - Requerimento do Deputado Carlinhos Almeida, solicitando a realização de uma reunião com a finalidade de debater a situação atual do processo de informatização e a situação dos programas de inclusão digital na rede estadual de ensino, com a presença de representantes do Governo do Estado, dos servidores da educação, dos municípios e da sociedade civil. Em votação, foi a proposta aprovada.
Item 14 - Requerimento do Deputado Roberto Felício, solicitando a convocação do Excelentíssimo Senhor Secretário de Estado da Educação, com o objetivo de prestar informações sobre o Projeto de lei 482/2003, que autoriza o Poder Executivo a Instituir Programa de Formação Continuada aos integrantes do Quadro do Magistério da Secretaria da Educação. Em discussão, a Deputada Maria Lúcia Amary propôs que inicialmente se fizesse um convite ao Secretário, argumentando que o mesmo nunca se recusou a comparecer a esta Casa de Leis, quando solicitado. Em votação, foi aprovado o envio de convite ao Secretário, reservando-se, o Deputado Roberto Felício, o direito de pedir novamente a convocação no caso de não comparecimento do Secretário da Educação.
Item 15 - A Deputada Maria Lúcia Prandi apresentou documentação do Sindicato dos Trabalhadores da USP, relatando a ocorrência de irregularidades praticadas no âmbito das Universidades Públicas para análise e avaliação das ações a serem adotadas pela Comissão. Foi aprovada a autuação da documentação, para posterior exame pela Comissão de Educação.
A seguir, foi dada ciência do teor da resposta do Poder Executivo à Indicação nº 919/2002 - Processo RGL 0459/2002. Nada mais havendo a tratar, foram encerrados os trabalhos, dos quais eu, Fátima Mônica Bragante Dinardi, Agente Técnico Legislativo, lavrei a presente Ata, que vai assinada por Sua Excelência e por mim.
Aprovada em reunião de 02/09/2003.
a) Carlinhos Almeida - Presidente
a) Fátima Mônica Bragante Dinardi - Secretária
Veja também
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações