Ana Perugini


Biografia

Ana Perugini está no 3º mandato como deputada estadual. Foi eleita pela primeira vez em 2006 e reeleita em 2010. Em 2014, conquistou uma cadeira na Câmara dos Deputados e tornou-se a 1ª mulher eleita deputada federal na RMC (Região Metropolitana de Campinas).

 

Advogada graduada pela PUC-Campinas, pós-graduada em Gestão e Políticas Públicas pela FGV e funcionária do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), Ana Perugini nasceu em 1963, no município de Cariacica, no Espírito Santo, tem três filhas: Mariana, Ângela e Tainah e quatro cachorros: Tonho, Tandy, Spike e Pedrita.
 

Iniciou a militância nas CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) e em movimentos populares e sociais, na luta por água, esgoto, asfalto e pela agricultura familiar. Começou a trajetória parlamentar em 2005 como vereadora em Hortolândia.

Ana é filiada ao PT desde 1985 e presidiu o partido em Hortolândia entre 1997 e 1998.

 

Na Assembleia Legislativa, se notabilizou pela defesa dos direitos das mulheres, luta contra tarifas abusivas de pedágio, fiscalização dos serviços de saneamento básico prestados pela Sabesp e pela maior distribuição de água do Sistema Cantareira a municípios do interior.

Ana Perugini propôs a implementação da vacinação contra o HPV na rede pública de saúde e criou um grande movimento que envolveu médicos e pesquisadores e resultou na inclusão do imunizante no calendário nacional de vacinação, em 2014. Atualmente, a vacina que previne cânceres como o de colo de útero é oferecida gratuitamente nos postos de saúde de todo país a meninas e meninos de 9 a 14 anos, além de imunossuprimidos.

Também é autora do projeto que cria o chamado “PIB da Vassoura” para garantir benefícios como aposentadoria às donas de casa; da proposta que prevê compensação financeira a cidades que abrigam presídios; e do PL que estabelece a paternidade responsável.

 

Em Brasília, Ana Perugini se consolidou como uma das vozes mais influentes em defesa da liberdade feminina no Brasil. Presidiu a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados e lançou e coordenou a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos Humanos das Mulheres no Congresso Nacional.

 

Também se destacou pelo forte trabalho em defesa dos municípios, do SUS (Sistema Único de Saúde) e da educação pública. Foi coordenadora dos trabalhos da Frente Parlamentar em Defesa da Implantação do PNE (Plano Nacional de Educação) no Estado de São Paulo.

 

Em 2017, ficou entre os 30 melhores deputados federais do país, em votação popular do Prêmio Congresso em Foco, considerado o “Oscar” da política brasileira.

 

Além da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, Ana também integrou as comissões permanentes de Educação, Desenvolvimento Urbano, Minas e Energia, Constituição e Justiça e de Cidadania, Seguridade Social e Família, as comissões especiais da Crise Hídrica e da PEC (proposta de emenda à Constituição) 134/15, que discutiu o aumento da participação feminina no Poder Legislativo.

Ana Perugini luta pelos direitos das mulheres, dos trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade e da comunidade LGBTQIA+, por igualdade racial e pela construção de um estado mais justo, igualitário e sem preconceitos, com municípios fortes e sustentáveis, moradia, comida na mesa, saúde e educação públicas de qualidade, segurança e lazer para todos!

 

alesp