Alesp homenageia escola estadual por promover integração com comunidade periférica da Capital

Por iniciativa da Escola Estadual Soldado PM Eder Bernardes dos Santos, na Zona Leste de São Paulo, moradores e alunos têm acesso a serviços educacionais, de saúde, jurídicos, recreativos, estéticos e culturais; unidade foi condecorada com o Colar de Honra ao Mérito Legislativo
15/04/2024 17:48 | Sessão Solene | Da Redação - Fotos: Bruna Sampaio

Compartilhar:

Alunos da EE Soldado PM Eder Bernardes dos Santos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg322503.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Diretora Mariana recebe o Colar de Honra <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg322500.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Donato: por uma escola pública de qualidade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg322501.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mariana: olhar para interior e arredores da escola<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg322502.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa da solenidade contou com parceiros da escola<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2024/fg322504.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa de São Paulo condecorou a Escola Estadual Soldado PM Eder Bernardes dos Santos, nesta segunda-feira (15), pelas boas práticas de ensino e aprendizagem integradas com a comunidade do Jagata, no Itaim Paulista, distrito localizado no extremo da Zona Leste da Capital.

Por iniciativa da unidade de ensino, os moradores e cerca de 900 alunos têm acesso gratuitamente, aos finais de semana, a serviços educacionais, de saúde, jurídicos, recreativos, estéticos e culturais oferecidos em parceria com voluntários de diversas instituições.

O Colar de Honra ao Mérito Legislativo, mais alta honraria concedida pelo Parlamento paulista, foi entregue em Sessão Solene promovida pelo deputado Donato (PT) à diretora da unidade escolar, Mariana Oliveira da Silva.

"A gente pode ter uma escola pública de qualidade porque ela já existiu. Uma escola aberta, que seja parceira dos problemas das comunidades", ressaltou Donato. "O objetivo de fazer essa homenagem é jogar luz numa experiência que a gente espera que se irradie pela rede [estadual de ensino]", disse o proponente da homenagem.

O portão

Paradoxalmente, a ponte de aproximação da escola com os moradores do Jagata surgiu quando a diretora Mariana decidiu instalar um portão na escola.

"Falei com as lideranças que íamos colocar o portão, mas que não estávamos fechando a escola e que a partir de então a gente precisava combinar em quais momentos e de que forma a comunidade utilizaria a escola", explicou a diretora.

Conforme Mariana, o projeto, batizado de Escola Integrada com a Comunidade, "tem a perspectiva da educação como um pilar da cidadania". "Várias ações coletivas passaram a ser pensadas e realizadas olhando para o interior da escola, para os arredores dela e para a comunidade atendida", completou.

A proposta do projeto busca evidenciar concepções pedagógicas como ensino em tempo integral, compreensão da realidade do educando e integração dos saberes escolares e populares.

"Precisamos saber com quem nós estamos falando, conhecer a realidade do nosso estudante para se adaptar às necessidades da comunidade em que a escola está inserida", afirmou Mariana, ao lembrar que a Jagata é uma "comunidade com altíssima vulnerabilidade social".

Além de apresentações artísticas de alunos, a solenidade na Alesp foi prestigiada por moradores do Itaim Paulista, parceiros do projeto, como o líder comunitário e cantor de hip hop D"Antiga e o arquiteto e urbanista Franklin Roberto Ferreira de Paula, e o ex-deputado estadual José Américo.

Assista ao evento, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:



Mais imagens do evento: https://www.flickr.com/photos/assembleiasp/albums/72177720316241353/


alesp