Estado de São Paulo Transparência ALESP

Márcia Lia

Márcia Lia foi eleita deputada estadual com 70.945 votos, pelo Partido dos Trabalhadores (PT), agremiação à qual é filiada desde 2001, onde hoje cumpre o papel de vice-presidenta estadual. Em 2013 foi eleita presidenta do PT de Araraquara para a gestão 2014-2017. Foi vereadora entre 2008 e 2012, eleita com 2.541 votos, ou 2,28% do total de votos. Em 2012, foi candidata a prefeita de Araraquara, quando obteve 41.928 votos, 37,88% do total, ficando em segundo lugar. 

Nasceu em 1958, em Araraquara, onde reside com o médico cirurgião Dr. Nicolino Lia Jr, seu esposo. É formada em direito e história, e atuou muitos anos advogando.

Entrou para a vida pública em 2001. Neste mesmo ano, assumiu a Coordenadoria de Participação Popular no governo do PT em Araraquara, na primeira gestão de Edinho Silva (2001-2004), quando implantou o Orçamento Participativo, programa que se tornou referência para outras cidades brasileiras. 

No segundo mandato de Edinho Silva, entre 2005 e 2008, Márcia assumiu a Secretaria de Governo e por ela passavam todos os projetos e programas da administração municipal. 

Márcia Lia trabalha por meio de mandato participativo, e atualmente tem cerca de 200 conselheiros espalhados pelo estado, que ajudam a deputada a identificar as necessidades de cada região, além de auxiliar na luta pela garantia dos direitos de todos e todas.

Para Márcia, é possível a construção de um Estado mais desenvolvido, mas, que ofereça mais condições de equidade e justiça social. Por isso, tem compromisso com a luta pelas reformas agrária e urbana, pelo direito à moradia, direito das mulheres e população LGBT, direitos humanos, segurança alimentar e agricultura familiar.

Além de Líder da Minoria na Assembleia, a deputada coordena as seguintes Frentes Parlamentares: pela Habitação e Reforma Urbana; pela Reforma Agrária, Agricultura Familiar e Segurança Alimentar e Frente Parlamentar pela Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. Ainda coordena a subcomissão em defesa da Educação no Campo e faz parte da Comissão de Defesa da Pessoa Humana , da Cidadania , da Participação e das Questões Sociais. Márcia Lia é também ouvidora da ALESP.